recomendar este canal
seta indicativa de linkDestaques do Programa «Europa para os Cidadãos»

Destaques do Ponto de Contacto Nacional do Programa «Europa para os Cidadãos»

 

Bem-vinda/o ao sítio do Programa «Europa para os Cidadãos», em Portugal. Consulte a agenda de atividades do Ponto de Contacto Nacional (PCN) e parceiros. Conheça as últimas notícias sobre o Programa.

Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA)

Entidades de países da UE procuram parceiros para submeter os seus projetos à candidatura ao Programa Europa para os Cidadãos a decorrer até 1 de setembro de 2017, às 12h00 (Europa Central).

seta indicativa de linkAgenda

Dia 10 de julho, pelas 10h15, na Vila Moraes (Rua João Rodrigues Morais, Ponte de Lima).

Dia 28 de junho, pelas 22h00, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

Dia 31 de maio, pelas 20h30, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte em Loures.

Dia 30 de maio, pelas 14h30, em Santarém.

Dia 16 de maio, pelas 10h00, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Dia 4 de maio, a partir das 15h00, no Museu de Imprensa da Madeira.

Dia 27 de março, pelas 14h30, na Maia.

Dia 1 de fevereiro em Torres Vedras, pelas 14 horas.

Dia 26 de janeiro, das 10h às 13h, em Faro, no Algarve.

Dia 25 de novembro, pelas 9h30, na Reitoria da Universidade do Porto, Auditório Ruy Luís Gomes.

seta indicativa de linkConhecer o «Europa para os Cidadãos»

Organização sem fins lucrativos? Município ou outra entidade pública? O Programa EpC apoia projetos de memória europeia, empenhamento democrático e participação cívica. O CIEJD é o Ponto de Contacto Nacional (PCN) em Portugal. 

Contribuir para a compreensão pelos cidadãos da UE, da sua história e diversidade; promover a cidadania europeia e melhorar as condições para a participação cívica e democrática a nível da UE. Características: igualdade de acesso; transnacionalidade e dimensão local; diálogo intercultural e linguístico; voluntariado.

Vertente 1- memória europeia. Vertente 2 - compromisso democrático e participação cívica (medidas: geminação de cidades, redes de cidades geminadas e projetos da sociedade civil).

Global: 187 718 000 euros (2014-2020). Orçamento 2017: 23 231 000 euros. Repartição em euros: Memória europeia - 4 691 441; Compromisso democrático e participação cívica - 17 439 559Valorização - 900 000 eurosApoio à seleção de projetos - 200 000.

Países: os EM da UE + países em vias de adesão, candidatos e potenciais candidatos + países da EFTA partes no Acordo do EEE. Entidades: organismos públicos ou organizações sem fins lucrativos, dotados de personalidade jurídica.

Em cada ano, as candidaturas abrem em 2 períodos (até 1 de março e até de 1 de setembro) e estão geralmente abertas durante 3 meses. Próxima candidatura: até 1 de setembro de 2017 às 12h00 (Europa Central). 

Em Portugal, o Ponto de Contacto para o Programa «Europa para os Cidadãos» é o CIEJD. Em Bruxelas, na Comissão Europeia, a EACEA é responsável por implementar e gerir o Programa.

seta indicativa de linkParticipar no «Europa para os Cidadãos»

A sua organização quer participar no Programa «Europa para os Cidadãos»? Pesquise projetos aprovados e encontre parceiros. Elabore a sua candidatura, passo a passo.

Os projetos aprovados na plataforma de disseminação do Programa «Europa para os Cidadãos».

Contactar o PCN, pesquisar na BD de projetos aprovados, pedir ajuda às redes de informação europeia em Portugal.

Entidades de países da UE procuram parceiros para submeter os seus projetos à candidatura ao Programa Europa para os Cidadãos a decorrer até 1 de setembro de 2017, às 12h00 (Europa Central).

Para todas as vertentes/medidas foi criado um sistema de candidatura eletrónica. Guia prático.