Voluntariado

Voluntariado


«O voluntariado é uma expressão da solidariedade concreta e visível que permite que as pessoas possam dedicar os seus conhecimentos, aptidões e tempo ao serviço de outros seres humanos, sem uma motivação de natureza pecuniária.»

(Regulamento (UE) n. ° 375/2014 de 3 de abril de 2014)


«Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.»

(Art.3º, Lei 71/98)

 

O voluntariado é fundamental para a força, resistência, solidariedade e coesão social da comunidade, é uma demonstração poderosa de como a solidariedade posta em prática pode construir um mundo melhor para todos e onde todos podem contribuir com o seu tempo, conhecimento e energia para a paz, o bem-estar e o desenvolvimento.
 
Cada um de nós pode partilhar competências, conhecimento e/ou tempo contribuindo para uma sociedade mais coesa e solidária. Siga o seu impulso solidário e dedique parte do seu tempo em benefício da comunidade. Como começar? Pode registar-se na bolsa de voluntariado ou contactar diretamente diversas instituições.

Nesta secção reunimos informação sobre um conjunto de entidades que oferecem possibilidades de voluntariado a nível nacional, europeu e internacional.

 

Mais informações: Voluntariado - UE | Voluntariado - Legislação UE

Voluntariado Nacional
Nacional

Voluntariado

Saiba quais as oportunidades de voluntariado em Portugal.

União Europeia
União Europeia

Voluntariado

Saiba quais as oportunidades de voluntariado na Europa.

Voluntariado Internacional
Internacional

Voluntariado

Saiba quais as oportunidades de voluntariado internacionais.

Documentos
Documentos

Documentos relevantes de voluntariado.