recomendar este canal

Dia da Europa

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos

Dia da Europa - Bandeiras

 

O Dia da Europa comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da «Declaração Schuman». A 9 de maio de 1950, Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Em 1951, é criada a CECA, 1.ª organização supranacional, 1.º passo para a integração europeia. Em 1957, os Tratados de Roma consolidam esta integração com a criação das comunidades CEE e CEEA. Assim, a UE nasceu de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum.

 

Destaques: Declaração Schuman de 9 de maio de 1950 - Original com anotações | Apresentação pedagógica, 9 de maio | Europa ao longo das gerações (vídeo, 8 m) EN | Os pais fundadores da UE | 9 de maio...  no Portal Europa | na CE em Portugal 

Dia da Europa - 9 de Maio

Símbolo europeu, porquê o dia 9 de maio, enquadramento jurídico, dia da Europa no CIEJD desde 1995.

Logo MNE

O Governo Português associa-se às celebrações dos 68 anos da Declaração de Schuman, assinalando mais um Dia da Europa.

9 de maio: Dia da Europa

Hoje, nos 68 anos da Declaração Schumann, assinalamos mais um Dia da Europa, celebrando as suas conquistas: a manutenção de uma paz sustentada entre as nações europeias; o desenvolvimento de uma economia social de mercado; a defesa dos valores humanistas e do Estado de Direito; a contribuição para uma ordem internacional aberta.

Porquê celebrar a Europa?

9 de maio é dia de celebrar a nossa diversidade, a nossa solidariedade, a prosperidade que esta Europa nos traz. É tempo de celebrar uma União Europeia que se reinventa agora que sofre os primeiros embates daquilo que será o Brexit. É tempo de olhar para trás e de ver que nos tornámos num continente de paz.

Bandeira da União Europeia

A força da imagem e identidade da UE

Declaração Schuman

A declaração de 9 de maio de 1950. Contexto histórico, citações mais relevantes, texto integral e ligações úteis. Destaque: original com anotações manuscritas.

Dia da Europa

As celebrações do 9 de maio do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. O que celebrámos, como celebrámos, festejos ano a ano.

Apresentação pedagógica

Diapositivos, CIEJD (MNE, DGAE).  Os pais da Europa, a construção europeia, os direitos e deveres dos cidadãos, as atividades e realizações da União Europeia.

Cartazes Dia da Europa

Cartazes comemorativos do dia 9 de maio, desde 1996. Imagem do cartaz em sinopse e detalhe. Lema, ano a ano.

Vídeos Dia da Europa

Vídeos sobre o dia da Europa. S de símbolo - 9 de maio, pais fundadores da Europa, Robert Schuman, Europa ao longo das gerações.

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos