recomendar este canal

UE e a lusofonia

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos

UE e os países de língua portuguesa

 

O português é a 3ª língua europeia mais falada no mundo. A UE estabelece relações e acordos com regiões e organizações onde países com este idioma marcam presença. Em particular, relaciona-se com a CPLP e os PALOP e Timor-Leste e com cada um dos países de língua portuguesa.

Destaques: 5.ª Cimeira UE-África - Abidjã, 29/30 nov| UE Mercosul, ronda de negociações - 6-10 nov [en]| Declaração de Belém - cooperação em investigação e inovação no oceano, UE, Brasil e África do Sul | Brasil-UE, 10 anos de parceria estratégica - comunicado | PALOP-TL/UE: 25 anos Parceria África-UE: sítio Internet | Galiza: Lei para a língua portuguesa e vínculos com a lusofonia | Exposição virtual - Potencial Económico da Língua Portuguesa | Portal da Imigração da UE | BD Legis PALOP | ver +

logo_cimeira_ueafrica

Página oficial da Cimeira. Dirigentes africanos e da UE debatem o futuro das relações UE‑África. Prioridade: investir na juventude para um futuro durável (60% da população africana tem menos de 25 anos). 

UE e países de língua portuguesa

Da dimensão internacional da língua portuguesa às relações da UE com a CPLP, os PALOP/Timor-Leste e Brasil. Síntese histórica e contextos regionais.

Negócios nos países de língua portuguesa

Concursos públicos nas delegações da UE nos países de língua portuguesa. Oportunidades de negócio lançadas por PLP financiadas no todo ou em parte pela UE.

Trabalhar nos países de língua portuguesa

A UE e outras organizações internacionais publicitam oportunidades de emprego e estágio nos países de língua portuguesa. Aceda a concursos a decorrer.

Programas UE e países de língua portuguesa

glossário

Sabe o que é o Acordo ACP-UE? E as siglas ALC, CPLP, FED? Conheça o jargão que clarifica a compreensão das relações da UE com os países de língua portuguesa.

Cronologia UE e Países de Língua Portuguesa

As datas que configuraram as relações da UE com os países de língua portuguesa. De Yaoundé e Lomé às Cimeiras UE-África e UE-Brasil. Década a década, desde os anos 50 do século XX.

I Fórum da Juventude Europa-Lusofonia

Assembleia da República, 9, 10 e 11 de outubro de 2014. Uma agenda transversal Europa-Lusofonia para os jovens e pelos jovens! Declaração final

Links sobre UE e países de língua portuguesa

Da administração pública à sociedade civil - o tema nas páginas Internet nacionais, europeias e internacionais.

Infoeuropa

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos