recomendar este canal

UE e a lusofonia

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos

UE e os países de língua portuguesa

 

AVISO 


Este portal (eurocid.pt) deixou de ser atualizado a 3 de junho de 2019. Aceda ao dossiê no novo portal em https://eurocid.mne.gov.pt/ue-lusofonia.

 


 

O português é a 3ª língua europeia mais falada no mundo. A UE estabelece relações e acordos com regiões e organizações onde países com este idioma marcam presença. Em particular, relaciona-se com a CPLP e os PALOP e Timor-Leste e com cada um dos países de língua portuguesa.

Destaques: Parceria UE América Latina e Caraíbas, 17 abr |  Nova Parceria países europeus, africanos, das Caraíbas e do Pacífico: concluída a 2.ª ronda de negociações | Dinâmicas do Desenvolvimento em África 2018. Crescimento, emprego e desigualdades (sumário, PT). OCDE. | Atualização do apoio da UE a Moçambique no seguimento do ciclone IDAI, 5 abr | Eleições europeias, votar no estrangeiro| PALOP-Timor Leste UE, novo site| Uma nova Aliança África – Europa para investimentos e empregos sustentáveis | Cooperação UE-Brasil 2018-2020, e-book | Parceria África-UE: sítio Internet | Exposição virtual - Potencial Económico da Língua Portuguesa, PE, 2014| Portal da Imigração da UE |   ver + 


UE e países de língua portuguesa

Da dimensão internacional da língua portuguesa às relações da UE com a CPLP, os PALOP/Timor-Leste e Brasil. Síntese histórica e contextos regionais.

Links sobre UE e países de língua portuguesa

Da administração pública à sociedade civil - o tema nas páginas Internet nacionais, europeias e internacionais.

glossário

Sabe o que é o Acordo ACP-UE? E as siglas ALC, CPLP, FED? Conheça o jargão que clarifica a compreensão das relações da UE com os países de língua portuguesa.

Cronologia UE e Países de Língua Portuguesa

As datas que configuraram as relações da UE com os países de língua portuguesa. De Yaoundé e Lomé às Cimeiras UE-África e UE-Brasil. Década a década, desde os anos 50 do século XX.

Videos

Cooperação UE Brasil. Cooperação UE-América Latina. Horizonte 2020. Projeto IEDDH no Brasil. Erasmus+, dimensão Internacional.

Trabalhar nos países de língua portuguesa

A UE e outras organizações internacionais publicitam oportunidades de emprego e estágio nos países de língua portuguesa. Aceda a concursos a decorrer.

Programas UE e países de língua portuguesa

Infoeuropa

I Fórum da Juventude Europa-Lusofonia

Assembleia da República, 9, 10 e 11 de outubro de 2014. Uma agenda transversal Europa-Lusofonia para os jovens e pelos jovens! Declaração final

Os nossos destaques sobre UE e Países de Língua Portuguesa

Parceria UE América Latina e Caraíbas17 abr

Eleições europeias, votar a partir do estrangeiropaís que não seja Estado-Membro da UE

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos