recomendar este canal

UE e a lusofonia

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos

UE e os países de língua portuguesa

 

O português é a 3ª língua europeia mais falada no mundo. A UE estabelece relações e acordos com regiões e organizações onde países com este idioma marcam presença. Em particular, relaciona-se com a CPLP e os PALOP e Timor-Leste e com cada um dos países de língua portuguesa.

Destaques: PALOP-Timor Leste UE, novo site| Novo acordo de parceria com países ACP - início das negociações | Uma nova Aliança África – Europa para investimentos e empregos sustentáveis | Cooperação UE-Brasil 2018-2020, e-book | Declaração de Belém - cooperação em investigação e inovação no oceano, UE, Brasil e África do Sul | Parceria África-UE: sítio Internet | Exposição virtual - Potencial Económico da Língua Portuguesa, PE | Portal da Imigração da UE | BD Legis PALOP+TL base de dados jurídica dos PALOP alargada a Timor-Leste | ver +

UE e países de língua portuguesa

Da dimensão internacional da língua portuguesa às relações da UE com a CPLP, os PALOP/Timor-Leste e Brasil. Síntese histórica e contextos regionais.

Trabalhar nos países de língua portuguesa

A UE e outras organizações internacionais publicitam oportunidades de emprego e estágio nos países de língua portuguesa. Aceda a concursos a decorrer.

Programas UE e países de língua portuguesa

Infoeuropa

Cronologia UE e Países de Língua Portuguesa

As datas que configuraram as relações da UE com os países de língua portuguesa. De Yaoundé e Lomé às Cimeiras UE-África e UE-Brasil. Década a década, desde os anos 50 do século XX.

glossário

Sabe o que é o Acordo ACP-UE? E as siglas ALC, CPLP, FED? Conheça o jargão que clarifica a compreensão das relações da UE com os países de língua portuguesa.

I Fórum da Juventude Europa-Lusofonia

Assembleia da República, 9, 10 e 11 de outubro de 2014. Uma agenda transversal Europa-Lusofonia para os jovens e pelos jovens! Declaração final

Links sobre UE e países de língua portuguesa

Da administração pública à sociedade civil - o tema nas páginas Internet nacionais, europeias e internacionais.

Diapositivos UE-PLP

Introdução pedagógica - língua, demografia do português, UE e língua portuguesa, UE e países de língua portuguesa, dossiê eletrónico (2014).

Os nossos destaques sobre UE e Países de Língua Portuguesa

UE-União AfricanaReunião ministerial - 22 jan

 

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos