recomendar este canal

2013/2014 Ano Europeu dos Cidadãos

Logo Ano Europeu 2013

 

Numa altura em que o projeto europeu atravessa uma fase conturbada da sua existência, o Ano Europeu dos Cidadãos procura reconduzir o debate a um dos principais elementos que constituem a razão de ser da integração europeia: os cidadãos. Neste sentido, o Ano Europeu dos Cidadãos tentará sensibilizar a sociedade europeia para a importância da cidadania europeia, realçando as vantagens, benefícios e desafios associados à condição de cidadão da União Europeia.

 

Consulte o sítio oficial europeu, partilhe e participe nas iniciativas e eventos associados.

 

Saber + :  Calendário de Atividades em toda a Europa | Dossier de cidadania europeia no Portal Eurocid | Decisão do Parlamento e do Conselho relativa ao Ano Europeu dos Cidadãos (PDF 757KB) | Dossiê do Parlamento Europeu sobre o Ano Europeu dos Cidadãos | Dossier Ano Europeu dos Cidadãos [en] (Comité Económico e Social Europeu) | Ano Europeu dos Cidadãos: União Europeia dos Surdos | Relatório de avaliação: AEC em Portugal (PDF 993KB)

 

Conteúdos em língua gestual portuguesa: Cidadãos com deficiência na União EuropeiaAno Europeu dos Cidadãos | Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia

ae2013

Lançar o debate sobre os direitos e responsabilidades associados à cidadania europeia.

ae2013_pt

Sítio Web nacional dedicado ao debate sobre a cidadania europeia.

2013 - Ano Europeu dos Cidadãos

Vinte anos depois de Maastricht e da introdução do conceito de cidadania europeia, as instituições da União elegeram 2013 e 2014 para recuperar o debate sobre um dos pilares da integração europeia: os cidadãos.

12 ações para reforçar os direitos dos cidadãos

A Comissão Europeia anunciou um conjunto de ações com o propósito central de eliminar os obstáculos com que os cidadãos europeus se confrontam no exercício dos seus direitos.

Juventude na União Europeia

O Ano Europeu dos Cidadãos é uma boa ocasião para conhecer melhor as políticas, iniciativas e programas europeus na área da juventude.

Iniciativa de Cidadania Europeia

O Tratado de Lisboa introduziu um novo instrumento de cidadania europeia que confere aos cidadãos europeus a possibilidade direta de participar no processo de construção europeia.

 Cidadãos com deficiências na União Europeia

O Ano Europeu dos Cidadãos 2013/2014 foi uma ocasião para recordar os direitos que são especificamente reconhecidos aos cidadãos europeus com deficiência.

 Economia social na União Europeia

Ao longo das últimas décadas, o conceito de economia social tem vindo a ganhar um peso e relevância cada vez maiores do ponto de vista político e jurídico, quer a nível nacional, quer a nível europeu.

Destak

Um conjunto de artigos procura informar sobre cidadania europeia e direitos dos cidadãos.

«Mais Cidadão»

Uma publicação que visa divulgar os direitos associados à cidadania europeia, aprofundando, com exemplos práticos, o seu significado e alcance.

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos