recomendar este canal

Portugal na Europa - 3 décadas

Pág.:  1 2 Todos

Portugal na Europa

 

Portugal pediu formalmente a sua adesão às Comunidades Europeias em 1977. A 12 de Junho de 1985 é assinado o Tratado de Adesão, em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos. A 1 de janeiro de 1986 Portugal passa a fazer formalmente parte das Comunidades Europeias. Em 2016, assinalaram-se 3 décadas de adesão!

 

Vídeo PE novo | Mário Soares, 1924-2017 | Conferência: 30 anos de adesão - Luzes e Sombras da UE apresentações | O INA e a adesão de Portugal à CEE - desdobrável | Concurso multimédia «Açores - Autonomia e Europa 1976/1986/2016» - vencedores| Vídeo: Portugal, 30 anos na UE destaque | Publicação INE: Portugal 30 anos, Integração europeia | Encontros do Instituto Europeu| Cerimónia comemorativa do 30.º aniversário da adesão de Portugal às Comunidades Europeias | Mostra bibliográfica, Portugal e a UE - IHCRoteiro da Ciência, 30 anos de programas europeus de investigação e inovação | «Prémio Portugal-Europa - 30 anos» - trabalhos vencedores e cerimónia de entrega | Vídeo «30 anos de adesão em 12 minutos» - Memoclip: PE - Portugal | Estudo: «três décadas de Portugal europeu: balanço e perspetivas»

Portugal e portugueses em instituições europeias - 30 anos

Breve apresentação das instituições e órgãos da UE. Portugal nas decisões europeias. O papel da Assembleia da República na construção europeia.

Tributo a Europeus Notáveis -Ciclo de Encontros

Iniciativa da nossa Biblioteca Jacques Delors. Sete personalidades que marcaram o Portugal Europeu: Helena Vaz da Silva, Pedro Álvares, Ernâni Lopes, José Barros MouraMaria de Lourdes Pintasilgo, Francisco Lucas Pires, Miguel Portas.

Ciclo 30 anos, 10 debates

O que mudou em Portugal em 3 décadas? Qual o impacto das políticas europeias nas vidas dos portugueses? Em 2016, o ciclo de 10 debates sobre os 30 anos de Portugal na UE passou por 10 cidades. Balanço (vídeo).

Actos relativos à adesão do Reino de Espanha e da República Portuguesa às Comunidades Europeias

Atos relativos à adesão do Reino de Espanha e da República Portuguesa às Comunidades Europeias. Jornal Oficial das Comunidades Europeias, série L, n.º 302, 15 de novembro de 1985.

Cronologia das negociação de adesão de Portugal às Comunidades Europeias

Do pedido de adesão à assinatura do Tratado decorreram 8 anos de negociações integrando pareceres, acordos e declarações.

Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus

Vencedores: Daniela Cardoso e Pedro Fernandes. Menções Honrosas: Helena Gandra e Sofia Silva com Ricardo Rodrigues. O prémio foi entregue em sessão pública a 17 de junho de 2015, 17h, Reitoria da Universidade de Lisboa.

cartoons Portugal na Europa

Portugal na UE e vários temas europeus através do traço singular e crítico dos cartoonistas portugueses, ao longo da última década. Imagens da exposição, no âmbito do 30.º aniversário da assinatura do Acto de Adesão de Portugal à UE. Folheto

Recursos pedagógicos: Portugal na Europa-30 anos

Clica e aprende! Desenvolvemos materiais pedagógicos para os jovens aprenderem mais sobre Portugal na Europa-30 anos. Sopa de letras e quiz.

Biblioteca Infoeuropa

Lista de referências bibliográficas obtida pesquisando «Portugal» e «adesão à União Europeia» ou «integração europeia» na biblioteca Infoeuropa.

Arquivo LUSA

Registo dos documentos preparatórios para a adesão de Portugal às Comunidades Europeias. Esta coleção reúne mais de 400 documentos.

Relatórios anuais sobre a participação de Portugal na União Europeia

Edição do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A coleção integral está disponível na biblioteca do CIEJD (em versão digital desde 2002). Destaque: relatório 2014.

Portugal e a construção europeia - dossier virtual

Portugal e o processo de integração europeia, biografias, glossário de instituições portuguesas, seleção bibliográfica. Parceria entre o  CVCE, a Universidade Nova de Lisboa (UNL) e o MNE (CIEJD).

Presidências portuguesas do Conselho da UE

De Maastricht a Lisboa. O papel de Portugal na definição do rumo da União Europeia.

Portugal na UE 25 anos

Consulte apresentações pedagógicas e publicações desenvolvidas no contexto dos 25 anos de integração europeia de Portugal.  

Obra Distinguida

Francisco Niny de Castro analisa o período que antecedeu a formalização da candidatura de Portugal à CEE: o debate, as sondagens diplomáticas e as deslocações do primeiro-ministro às capitais dos EM.

Concurso 30 anos app

Submeta/e uma frase sobre as suas/tuas expetativas, projetos e aspirações para os próximos 30 anos da União Europeia, até 30 de abril. Os três vencedores recebem um passe Interrail Global para viajar na Europa durante um mês! Encerrado

60 anos dos Tratados de Roma

Há sessenta anos, em Roma, foram lançadas as bases da Europa tal como a conhecemos hoje, dando início ao mais longo período de paz da história escrita do continente europeu.