recomendar este canal

Anos europeus

A União Europeia escolhe todos os anos um tema de ação destinado a sensibilizar o cidadão europeu e a chamar a atenção dos governos nacionais para essa questão. Estes temas, durante um ano, estão no centro das preocupações das instituições europeias e dos Estados-Membros. Cada ano europeu é, assim, objeto de uma campanha de sensibilização a nível europeu e a nível nacional.

Enquadramento - Anos Europeus

Desde 1983, a União Europeia mobiliza-se para dar destaque a um tema. Cada ano, é objeto de uma campanha de sensibilização para um tema tanto a nível europeu como nacional.

Imagem Ano Europeu 2018

Uma oportunidade para incentivar mais pessoas a descobrir e explorar o património cultural da Europa e reforçar o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.

Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015

Uma oportunidade para sensibilizar os cidadãos europeus para as políticas de desenvolvimento da União Europeia e para o seu papel enquanto um dos principais agentes mundiais na luta contra a pobreza.

 2013 - Ano Europeu dos Cidadãos

Uma iniciativa que pretende sensibilizar os europeus de todas as idades sobre os seus direitos enquanto cidadãos da União Europeia, assim como sobre as vantagens, benefícios e desafios associados à cidadania europeia.

2012 - Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações

Uma ocasião ideal para os europeus refletirem sobre o facto de viverem agora mais tempo e com mais saúde que nunca, procurando estimular o aproveitamento das oportunidades que surgem associadas a essa tendência.

Ano Europeu 2011

Visa mostrar que o voluntariado é uma das dimensões fulcrais da cidadania activa e da democracia, accionando valores europeus como a solidariedade e a não-discriminação e contribuindo para o desenvolvimento harmonioso das sociedades europeias.

Logo do Ano Europeu 2010

Na UE, 17% da população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.

Ano Europeu da Criatividade e Inovação

A importância da criatividade e da inovação como resposta aos desafios sociais e económicos que se deparam à Europa numa economia globalizada e competitiva.

Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008

Mais do que a simples aceitação do "outro", o AEDI propõe o acolhimento do "outro" e a transformação de ambos com esse encontro.

Ano Europeu 2007

Iniciativas de sensibilização com o objectivo de combater atitudes e comportamentos discriminatórios e informar os cidadãos sobre os seus direitos e obrigações.

Pág.:  1 2 Página seguinte Todos