recomendar este canal

Comissões parlamentares

Pág.:  1 2 3 Página seguinte Todos

Os deputados estão repartidos por 20 comissões permanentes, 2 subcomissões permanentes e por 1 comissão especial. Dão seguimento às propostas legislativas, aprovando relatórios, propondo alterações para apreciação em sessão plenária e designando equipas para conduzir negociações com o Conselho. Aprovam relatórios de iniciativa, organizam audições com peritos e examinam a atuação de outros órgãos e instituições da UE.


Assuntos Externos

Responsável pela definição da política externa e de segurança da UE e pela supervisão da sua execução.

Twitter

Direitos humanos

Incluída na comissão dos Assuntos Externos, centra-se nos direitos humanos, proteção das minorias e promoção da democracia.

Twitter

Segurança e Defesa

Incluída na comissão dos Assuntos Externos, é crucial para a análise da evolução da PCSD a nível das instituições, capacidades e operações. 

Twitter

Desenvolvimento

Responsável pela tomada de decisão relativa à parte do orçamento destinada às despesas da UE no domínio da ajuda ao desenvolvimento.

Twitter

Comércio Internacional

Responsável pela aplicação de acordos comerciais e de legislação no domínio do comércio.

Twitter

Orçamentos

Responsável por debater, examinar, alterar e aprovar o orçamento da União.

Twitter

Controlo Orçamental

Responsável por controlar o orçamento da UE, verificar se foi utilizado de forma regular e se os objetivos foram atingidos.

Twitter

Assuntos Económicos

Responsável pela União Económica e Monetária (UEM), pela regulamentação dos serviços financeiros e pela livre circulação de capitais e de pagamentos.

Twitter

Emprego

Responsável pela definição das políticas de emprego e das políticas sociais, condições de trabalho e liberdade de circulação dos trabalhadores e pensionistas.

Twitter

Ambiente

Responsável pela gestão de resíduos e recursos, qualidade do ar e da água e proteção da biodiversidade.

Twitter

Pág.:  1 2 3 Página seguinte Todos