recomendar este canal

Ciclo de Encontros - Tributo a Europeus Notáveis: Francisco Lucas Pires

Tributo a Europeus Notáveis - Francisco Lucas Pires
Tributo a Europeus Notáveis - Francisco Lucas Pires
ver anexos
Anexos
Documento PDF
Bibliografia (883KB)
Organização CIEJD com apoio ULisboa

Dia 12 de outubro, 17h, Edifício Caleidoscópio, Jardim do Campo Grande, Lisboa.

Francisco Lucas Pires é a personalidade em destaque no próximo encontro do ciclo «Tributo a Europeus Notáveis». Será apresentado por Paulo Sande, contando ainda a sessão com testemunhos de Miguel Poiares Maduro e de Miguel Seabra.

 

Este Ciclo de Encontros pretende homenagear algumas personalidades nacionais que, pela sua vivência e percurso profissional, deixaram um inestimável legado em prol do processo de construção europeia.

 

Um pouco de história...

 

Francisco Lucas Pires foi professor, advogado e político português.
Licenciou se em Direito na  Universidade de Coimbra em 1966, onde iniciou, logo de seguida, o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas, terminado em 1968. Prosseguiu o doutoramento, obtendo uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian que o levou a fazer investigação na Alemanha. Completou o doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas em 1989, iniciando uma carreira académica como assistente e, mais tarde, professor da Faculdade de Direito de Coimbra.
Lucas Pires foi deputado à Assembleia da República, entre 1976 e 1986; coordenador-geral da Aliança Democrática, entre 1979 e 1980; ministro da Cultura e da Coordenação Científica no VIII Governo Constitucional, entre 1982 e 1983, foi membro do Conselho de Estado, de 1983 a 1985.

Foi Deputado ao Parlamento Europeu desde o ano da adesão de Portugal. Foi o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu, de 1987 a 1988 (e novamente em 1998).