recomendar este canal

Ciclo de Encontros - Tributo a Europeus Notáveis: Francisco Lucas Pires

Tributo a Europeus Notáveis - Francisco Lucas Pires
Tributo a Europeus Notáveis - Francisco Lucas Pires
imprimirimprimir enviar enviar por mail
classifique este conteúdo votar
conteúdo já votado
ver anexos
Anexos
Documento PDF
Bibliografia (883KB)
Organização CIEJD com apoio ULisboa

Dia 12 de outubro, 17h, Edifício Caleidoscópio, Jardim do Campo Grande, Lisboa.

Francisco Lucas Pires foi a personalidade em destaque no encontro do ciclo «Tributo a Europeus Notáveis». Apresentado por Paulo Sande, contando ainda com testemunhos de Miguel Poiares Maduro e de Miguel Seabra.

 

Este Ciclo de Encontros pretende homenagear algumas personalidades nacionais que, pela sua vivência e percurso profissional, deixaram um inestimável legado em prol do processo de construção europeia.

 

Um pouco de história...

 

Francisco Lucas Pires foi professor, advogado e político português.
Licenciou se em Direito na  Universidade de Coimbra em 1966, onde iniciou, logo de seguida, o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas, terminado em 1968. Prosseguiu o doutoramento, obtendo uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian que o levou a fazer investigação na Alemanha. Completou o doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas em 1989, iniciando uma carreira académica como assistente e, mais tarde, professor da Faculdade de Direito de Coimbra.
Lucas Pires foi deputado à Assembleia da República, entre 1976 e 1986; coordenador-geral da Aliança Democrática, entre 1979 e 1980; ministro da Cultura e da Coordenação Científica no VIII Governo Constitucional, entre 1982 e 1983, foi membro do Conselho de Estado, de 1983 a 1985.

Foi Deputado ao Parlamento Europeu desde o ano da adesão de Portugal. Foi o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu, de 1987 a 1988 (e novamente em 1998).