recomendar este canal

Concurso "Euroscola - Portugal Europeu"

Concurso
Concurso "Euroscola - Portugal Europeu"
ver Links Links relacionados
Gabinete de Informação do Parlamento Europeu e Representação da Comissão Europeia em Portugal

Data limite: 2017-12-15

O concurso Euroscola - Portugal Europeu procura avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos numa sessão de informação que será dada durante uma visita ao Espaço Europa, um espaço de informação dedicado aos cidadãos criado pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal.


Objetivos
Destinatários
Como participar
Avaliação
Prémios
Vencedores 2016
Saber mais

 


 

Objetivos

 

O concurso 'Euroscola - Portugal Europeu' tem como objetivo contribuir para a formação de uma consciência europeia junto dos alunos que frequentam o ensino secundário regular e o ensino profissional sobre as possibilidades que lhes oferece a sua cidadania europeia, bem como sobre o papel que o Parlamento Europeu desempenha no processo de decisão europeu.

 


topo

Destinatários

 

Alunos dos estabelecimentos de ensino secundário regular ou profissional (doravante Escola), com idade mínima de 16 anos até 2017-12-31 e com idade máxima de 19 anos até 2018-06-30.
Cada Escola deve selecionar um grupo de participantes, que poderá ser composto por alunos de diferentes turmas, com um número mínimo de 18 e um máximo de 24 elementos.


topo

Como participar

 

Para participar no concurso 'Euroscola - Portugal Europeu', o estabelecimento de ensino deverá solicitar por correio eletrónico info@espaco-europa.eu a calendarização e a respetiva inscrição no concurso (ver regulamento).

 


topo

Avaliação

 

O concurso 'Euroscola - Portugal Europeu', consiste na avaliação de conhecimentos gerais sobre a União Europeia (UE), o Parlamento Europeu e a integração de Portugal na União Europeia.
A avaliação concretiza-se através de questionários de 12 perguntas de escolha múltipla, a preencher por cada aluno. A cada resposta correta é atribuído 1 (um) ponto e o tempo de resposta total está limitado a 10 (dez) minutos.
A classificação de cada turma resultará do número total de respostas certas em relação ao número total de questões colocadas à escola. Em caso de empate, prevalece a turma com o maior número de questionários entregue. Subsistindo o empate, será dada prioridade à turma com o aluno mais novo.
Os resultados da classificação das turmas serão ordenados por ordem decrescente de mérito.


topo

Prémios

 

As 3 Escolas que mais pontuarem serão convidadas a participar em sessões Euroscola, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, previstas para março de 2018.
No hemiciclo do Parlamento Europeu, os alunos ocuparão os lugares dos eurodeputados onde debaterão e votarão temáticas europeias, interagindo em inglês, francês ou alemão com alunos dos demais Estados-Membros da UE.

 

O apoio financeiro à deslocação compreende um montante fixo por participante, calculado em função da distância entre a Escola e Estrasburgo, e será liquidado através do responsável pelo grupo no dia da sessão Euroscola, em Estrasburgo. Toda a organização da viagem, transportes e alojamento é da exclusiva responsabilidade de cada Escola.

 

O prémio não será atribuído caso uma turma vencedora não consiga reunir o número mínimo de 18 alunos para a deslocação à sessão Euroscola, em Estrasburgo, nem a qualquer participante que, entre a participação no concurso e a data da sessão em Estrasburgo, tenha abandonado o ensino secundário regular ou profissional.

 


topo

Vencedores 2016

 

As escolas vencedoras desta edição foram:

 

  • Externato Penafirme (A-dos-Cunhados);
  • Agrupamento de Escolas José Estevão (Aveiro);
  • Escola Secundária Alves Martins (Viseu).

 


topo

Saber mais

 

Sitio Internet Espaço Europa

 


 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.