recomendar este canal

Concurso "Juvenes Translatores"

Jovens tradutores
Jovens tradutores
ver Links Links relacionados
Comissão Europeia - Direção-Geral de Tradução

Data limite: 2018-10-20 (12h00)

A Direcão-Geral de Tradução da Comissão Europeia organiza o concurso de tradução "Juvenes Translatores". Todas as escolas da UE estão convidadas a inscrever-se e participar no concurso.

 

Objetivos

Destinatários

Inscrição

Critérios de Avaliação

Cerimónia de Entrega de Prémios

Fonte oficial

 


topo

Objetivos

 

Promover o multilinguismo, demonstrar a importância da aprendizagem das línguas e suscitar o interesse por uma profissão essencial.

 


topo

Destinatários

 

A edição de 2018, será dirigida aos alunos nascidos em 2001, que se encontrem a viver num dos Estados-Membros, que tenham acesso à Internet, a um computador apto para abrir ficheiros de PDF e a um scanner.

 

A escola deverá ser secundária (10º, 11º e 12º Ano).

 


topo

Inscrição

 

As inscrições devem ser feitas em linha. As escolas selecionadas escolherão entre dois e cinco alunos para participar no concurso.

 

Cada escola só pode apresentar uma candidatura. O número de escolas selecionadas em cada Estado-Membros é diretamente proporcional ao número de votos do Estado-Membro no Conselho da União Europeia.

 

Sempre que o número de escolas inscritas superar o limite de inscrições por país, a seleção realizar-se-á através de sorteio eletrónico. 

 


topo

Critérios de Avaliação

 

Os critérios a ser aplicados na avaliação das candidaturas são os seguintes:

 

  • precisão
  • capacidade para escrever corretamente (estilo e gramática)
  • capacidade para escrever fluentemente
  • originalidade das soluções encontradas

 


topo

Cerimónia de Entrega de Prémios

 

Os vencedores serão convidados a estarem presentes na cerimónia de entrega de prémios que terá lugar em Bruxelas na Primavera de 2019. A Direcão-Geral de Tradução da Comissão Europeia suportará os custos de viagem e estadia a um aluno, um acompanhante e um professor do Estado-Membro.

 

Em Portugal, o prémio "Juvenes Translatores" foi atribuído a Catarina Rodrigues, uma aluna do Colégio Internato dos Carvalhos, Pedroso-Carvalhos em Vila Nova de Gaia. A aluna traduziu da língua inglesa para Português um texto que, nesta edição do Juvenes Translatores, versava sobre os 60 anos da União Europeia

 


topo

Fonte oficial

 

Sítio Internet oficial do concurso [pt]

Regulamento [pt]

Lista de Vencedores 2017 [en]

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.