recomendar este canal

Ações Marie Skłodowska-Curie (Intercâmbio de pessoal de investigação e inovação)

Intercâmbio de pessoal de investigação e inovação - Marie Curie
Intercâmbio de pessoal de investigação e inovação - Marie Curie
ver Links Links relacionados
Comissão Europeia

Candidaturas anuais

Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) concedem apoio aos investigadores em todas as fases da carreira, independentemente da sua nacionalidade. Podem beneficiar de financiamento todos os investigadores, quaisquer que sejam os seus domínios de trabalho, desde a assistência sanitária de emergência à ciência fundamental. O programa de intercâmbio de pessoal de investigação e inovação financia intercâmbios profissionais de curta duração que conciliem a excelência científica com a exposição a outros países e setores, este permite uma maior interação entre as organizações académicas e não académicas na Europa e no resto do mundo.

 

Destinatários

Actividades

Despesas

Júri

Candidatura

Fonte Oficial

Aviso

 


topo

Destinatários

 

Podem candidatar-se entidades, como universidades, centros de investigação ou empresas que proponham intercâmbios de curta duração ao seu pessoal. As propostas devem incluir, pelo menos, três parceiros, que podem ser universidades, institutos de investigação ou organizações não académicas. As pequenas e médias empresas  também são incentivadas a participar.

As organizações parceiras devem estar estabelecidas em três países diferentes. Pelo menos dois destes devem ser. Também podem participar parceiros de países do resto do mundo. Se se tratar de um intercâmbio entre a UE e um país associado deve obrigatoriamente ter caráter intersetorial.

Pode ainda beneficiar de um destacamento qualquer membro do pessoal de investigação, independentemente da nacionalidade e do nível de carreira(de pós-graduados a investigadores experientes), e que desempenhem funções de gestão, técnicas ou administrativas.

 


topo

Actividades

 

Todos os domínios de investigação podem ser financiados, exceto os abrangidos pelo Tratado EURATOM (artigo 4.º e anexo I).

 


topo

Despesas

 

A subvenção apoia destacamentos com uma duração de um mês a um ano. Os membros do pessoal em causa devem ter participado ou estado envolvidos em atividades de investigação e inovação, pelo menos, seis meses, antes do destacamento. Findo este, regressam obrigatoriamente à organização de origem, a fim de transmitir os seus conhecimentos.

 


topo

Júri

 

Os projetos são selecionados através de um convite à apresentação de propostas e de uma avaliação transparente independente, com base num conjunto de critérios previamente determinados.

 


topo

Candidatura

 

As propostas devem ser apresentadas no âmbito de um convite à apresentação de propostas. Todos os convites à apresentação de propostas e respetivas informações, como o guia do candidato e os critérios de elegibilidade, podem ser consultados no portal do participante.

Para mais conselhos e informações, contactar os pontos de contacto nacionais e o Helpdesk do Horizonte 2020.

 


topo

Fonte oficial

 

Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) - Comissão Europeia

 


topo

Aviso

As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.


Última Actualização: 2018-01-05