recomendar este canal

Ações Marie Skłodowska-Curie (Redes de formação inovadora)

Redes de formação inovadora Marie Curie
Redes de formação inovadora Marie Curie
ver Links Links relacionados
Comissão Europeia

Candidaturas ocasionais

Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) concedem apoio aos investigadores em todas as fases da carreira, independentemente da sua nacionalidade. Podem beneficiar de financiamento todos os investigadores, quaisquer que sejam os seus domínios de trabalho, desde a assistência sanitária de emergência à ciência fundamental. As redes de formação inovadora reúnem universidades, centros de investigação e empresas de diferentes países de todo o mundo para formar uma nova geração de investigadores.

 

Tipos de redes de formação inovadoras

Destinatários

Actividades

Despesas

Júri

Candidatura

Fonte oficial

Aviso

 


Tipos de redes de formação inovadoras

 

Redes Europeias de Formação:

 

Formação conjunta na área da investigação, assegurada, pelo menos, por três parceiros académicos e não académicos.

 

O objetivo é possibilitar que o investigador adquira experiência em diferentes setores e desenvolva competências transferíveis, trabalhando em projetos conjuntos de investigação.

 

Doutoramentos Industriais europeus:

 

Doutoramentos conjuntos ministrados por, pelo menos, um parceiro académico autorizado a conferir o grau de doutoramento e por, pelo menos, um parceiro não académico, de preferência uma empresa. Cada investigador participante estar matriculado num programa de doutoramento e ser supervisionado conjuntamente por orientadores do setor académico e do setor não académico, ao qual deve dedicar pelo menos 50% da sua atividade.

O objetivo é que os doutorandos desenvolvam competências dentro e fora do mundo académico, que respondam às necessidades dos setores público e privado.

 

Doutoramentos Conjuntos Europeus:

 

Um mínimo de três organizações académicas formam uma rede com o objetivo de conceder diplomas conjuntos, duplos ou múltiplos. São obrigatórias uma orientação conjunta do investigador bolseiro e uma estrutura administrativa conjunta.

O objetivo é promover a colaboração internacional, intersetorial e multi/interdisciplinar na formação a nível de doutoramento na Europa.

 


topo

Destinatários

 

Podem candidatar-se entidades, como universidades, centros de investigação ou empresas, que proponham uma rede de formação na área da investigação.

Os investigadores podem candidatar-se a lugares específicos criados por estas redes e publicadas no portal Euraxess.

 


topo

Actividades

 

Todos os domínios de investigação podem ser financiados, exceto os abrangidos pelo Tratado EURATOM (artigo 4.º e anexo I).
A mobilidade transfronteiriça é obrigatória.

 


topo

Despesas

 

As subvenções cobrem:

  • o recrutamento e a formação de cada investigador por um período até três anos. O investigador é recrutado ao abrigo de um contrato de trabalho, beneficiando de um subsídio mensal de subsistência, de cobertura em matéria de segurança social e de um subsídio de mobilidade e familiar;
  • os custos da investigação;
  • os custos de gestão e as despesas gerais;


topo

Júri

 

Os projetos das redes de formação inovadoras são selecionadas através de um convite à apresentação de propostas e de uma avaliação transparente independente, com base num conjunto de critérios previamente determinados.

 


topo

Candidatura

 

As propostas devem ser apresentadas no âmbito de um convite à apresentação de propostas.

O convite à apresentação de propostas e respetiva informação, como o guia do candidato e critérios de elegibilidade, pode ser consultados no portal do participante.

Para mais conselhos e informações, deverá contactar o Ponto de contacto nacional (NCP) do Programa Horizonte 2020.

 


topo

Fonte oficial

 

Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) - Comissão Europeia

 


topo

Aviso

As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.


Última Actualização: 2018-01-05