recomendar este canal

Comunicar a União Europeia

Oferta (In)Formativa sobre a UE

2018/2019

Sala de aulas

 

 “A Europa avançará por força da nossa vontade coletiva.
Tal como as gerações que nos precederam, assim temos nós o futuro da Europa nas nossas mãos.”
in Livro Branco sobre o Futuro da Europa,
COM(2017)2025 de 1 de março de 2017

 

A comunicação das políticas da União Europeia e do respetivo impacto no quotidiano dos cidadãos é necessária para garantir uma cidadania europeia ativa. A partir desta informação, os cidadãos europeus podem exercer o seu direito de participação na vida democrática da União Europeia, em que as decisões devem ser tomadas da forma mais aberta possível, respeitando os princípios do pluralismo e da transparência. Para concretizar este objetivo, o CIEJD e outros organismos disponibilizam os seus serviços de informação e formação, adequando conteúdos e ações a diferentes públicos. Conheça as propostas que lhe apresentamos.

 

   Oferta (In)Fomativa 2018/2019 - CIEJD

   Conteúdos Pedagógicos

   Outras entidades relevantes na promoção do conhecimento sobre a União Europeia

   As nossas sugestões...

 


 

Oferta (In)Formativa 2018/2019 - CIEJD  

 

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors, é um serviço público, que tem por missão promover o conhecimento sobre a União Europeia, estimulando a participação dos cidadãos, em particular dos jovens, na vida e na construção europeias, através da informação e do debate dos temas comunitários. Participe!

 

Aulas Jacques Delors (AJD)

Os assuntos mais relevantes da União Europeia (UE) são debatidos com os alunos de todos os níveis de ensino de forma lúdica, rigorosa e interativa.

 

Sessões para públicos com menor acesso à informação

Levar a União Europeia a públicos que têm maiores dificuldades no acesso à informação, é o objetivo desta ação, realizada em colaboração com outras instituições.

 

Fontes de Informação Europeia na Internet

Sessões sobre as fontes de informação da UE. Conhecer as bases de dados, aceder aos portais das instituições e à legislação comunitária são algumas das áreas a  explorar.

 

Carreiras na União Europeia

Sessões de informação sobre oportunidades de emprego e de estágio nas Instituições e Organismos da UE. Informa-se, ainda, sobre os procedimentos de candidatura e as fases dos concursos gerais de acesso ao funcionalismo europeu (EPSO).

 

Concurso EUROELO

Animação pedagógica, sob a forma de um jogo, no qual se testam os conhecimentos dos alunos em matérias europeias, recorrendo a perguntas de escolha múltipla.

 

Exposição Evocativa de Jean Monnet

Esta exposição foi promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o apoio da Fundação Jean Monnet para a Europa, encontrando-se no CIEJD para ser cedida às Instituições que a solicitem.

 

Oferta de publicações

O CIEJD possui materiais pedagógicos que poderão ser disponibilizados à comunidade educativa, designadamente mapas e publicações sobre a União Europeia.

 

Conteúdos Pedagógicos

 

Infografias

Férias na Europa

2018 - Ano Europeu do Património Cultural

Património cultural material

Património cultural imaterial

 

Apresentações

2018: Ano Europeu do Património Cultural: 1º Ciclo Ensino Básico

2018 - Ano Europeu do Património Cultural: 2º e 3º Ciclo Ensino Básico

2018: Ano Europeu do Património Cultural: Ensino Secundário

Cidadania europeia: 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Cidadania europeia ativa e informada: tem a ver com a Europa: tem a ver contigo: 3º Ciclo do Ensino Básico 

Cidadania Europeia: ensinos secundário e profissional

A Europa atual

 

Sopa de Letras e Quiz

Sopa de Letras I - Ano Europeu do Património Cultural (AEPC)

Sopa de Letras II - Ano Europeu do Património Cultural (AEPC)

Quiz I - Ano Europeu do Património Cultural: descobre o que sabes sobre o tema 

Quiz II - Ano Europeu do Património Cultural

Cidadania europeia: sopa de letras: [1º e 2º ciclos do ensino básico]

Cidadania europeia: sopa de letras: [ensino secundário]

Quiz - Cidadania europeia

 

Conheça estas e outras atividades e iniciativas CIEJD

Sítio Internet Eurocid.pt

 


  

 Outras entidades relevantes na promoção do conhecimento sobre a União Europeia

 

Espaço Público Europeu - EPE

O Espaço Público Europeu, conhecido por Espaço Europa, é um serviço da Representação da Comissão Europeia e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, orientado para o cidadão que promove o conhecimento e o debate dos temas da União Europeia, contribuindo para o exercício de uma cidadania ativa. Conheça a oferta formativa.

 

Rede de Centros Europe Direct – CIED

Os Centros de Informação Europe Direct informam e respondem de maneira personalizada a perguntas sobre os mais variados assuntos europeus, tendo em conta o contexto local. São um ponto de contacto com os cidadãos através da organização de iniciativas, designadamente, em escolas, da participação em debates, em feiras e outros certames. O contacto pode também ser estabelecido através dos serviços gerais de acesso.

 

A Rede de Centros Europeus do Consumidor - Rede CEC (ECC-Net)

Esta rede disponibiliza serviços gratuitos de informação aos consumidores sobre os seus direitos na União Europeia e de assistência na resolução de problemas relacionados com as compras de bens e serviços transfronteiriças.

 

Rede SOLVIT

Serviço gratuito disponibilizado pelas administrações públicas de cada Estado-Membro da UE e da Islândia, do Listenstaine e da Noruega. A Rede procura responder de forma célere e apresentar soluções práticas aos cidadãos e empresas da UE/do EEE que enfrentam dificuldades no reconhecimento dos seus direitos pelas autoridades públicas.

 



As nossas sugestões...

 

Projeto AwarEU

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos cidadãos sobre a União Europeia, o projeto disponibiliza um ambiente de aprendizagem virtual com quatro percursos formativos, em cinco línguas, aberto a todos, mas respondendo às exigências de diferentes públicos - jovens, professores, jornalistas e público em geral.


Teachers' Corner - Espaço dos Professores

O Espaço dos Professores disponibiliza todos os tipos de materiais para diferentes grupos etários. Se quiser ensinar os seus alunos sobre o que faz a União Europeia, como começou e como funciona ou debater as suas políticas em maior detalhe, consulte esta página Internet.

 

Kids' Corner - Espaço dos Mais Novos

O Espaço dos Mais Novos disponibiliza jogos, passatempos e conteúdos sobre a União Europeia e os seus Estados-Membros para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos.

 

Portal – TAXEDU - Educar os jovens em matéria de impostos
O portal TAXEDU é um projeto da União Europeia que tem como objetivo educar os jovens cidadãos europeus em matéria de tributação e como esta afeta as suas vidas. A informação está direcionada para crianças, adolescentes e jovens adultos.

 

Plataforma digital europeia para a educação escolar - School Education Gateway
Um espaço de participação na política e na prática europeias para a primeira infância e a educação escolar.

   

Eurydice: Conhecer os Sistemas de Ensino Europeus [en]
A Rede Eurydice (Rede europeia de informações sobre sistemas e políticas de educação) disponibiliza informação sobre os sistemas de ensino nos 38 países que participam no Programa Erasmus+. 

 

2018 Ano Europeu do Património Cultural

O objetivo desta iniciativa é sensibilizar para a história e os valores europeus e reforçar o sentimento de identidade europeia.

  

Corpo Europeu de Solidariedade

O Corpo Europeu de Solidariedade é uma iniciativa dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.

 

Serviço Voluntário Europeu 

O SVE tem como destinatários os jovens entre os 17 e os 30 anos apelando à participação em projetos de voluntariado com a duração de 2 a 12 meses.

 

DiscoverEU

Iniciativa da UE, lançada em 2018, permite aos jovens europeus viajar pelos 28 Estados–Membros. Segunda fase de candidaturas: de 29 de novembro a 11 de dezembro de 2018.

 


 

A sua opinião sobre o futuro da União Europeia conta! Participe! 

Expresse as suas preocupações, esperanças e expectativas preenchendo o questionário aqui.