recomendar este canal

Prémios EU-LAC de Jornalismo e Iniciativa de Cidadãos

Prémio EU-LAC
Prémio EU-LAC
ver Links Links relacionados
Fundação União Europeia - América Latina e Caraíbas (EU-LAC)

Atribuição bianual

Os Prémios EU-LAC são organizados pela Fundação EU-LAC em conjunto com outros parceiros.

 

Objetivos

Destinatários

Condições de elegibilidade

Como participar

Categorias

Prémio

Cerimónia

Fonte oficial

 


 

Objetivo

 

Os Prémios são organizados a cada dois anos pela Fundação EU-LAC e têm como objetivo promover a visibilidade e o conhecimento mútuo dos modelos de boas práticas e inovação entre a Europa, América Latina e as Caraíbas.


topo

Destinatários

 

O Prémio de Jovens Jornalistas é atribuído a dois jornalistas ou aspirantes a jornalistas, entre 20 e 32 anos, com um estilo de escrita criativo e boas habilidades analíticas.

 

O Prémio de Iniciativa dos Cidadãos é atribuído a projectos originários de uma sociedade civil. Os projetos devem mostrar motivação e ambição em trabalhar em benefício da comunidade, embora adotando uma abordagem responsável que procure assegurar e melhorar a qualidade de vida para outros.

 


topo

Condições de elegibilidade

 

  • Língua: As candidaturas devem ser feitas em inglês ou espanhol. Caso seja feita numa outra língua deve ser acompanhada de tradução;
  • Aspeto geográfico: Os candidatos, no caso do Prémio de Jornalismo e os projetos, no caso do Prémio de Iniciativa de Cidadãos, devem ser nacionais/originais de pelo menos um dos 61 Estados-Membros da Fundação EU-LAC.

 


topo

Como participar

 

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário em linha para cada categoria.

 

Em caso de dificuldades técnicas, as candidaturas podem ser enviadas para a seguinte morada:

EU-LAC Awards
c/o EU-LAC Foundation
Hagedornstr. 22
20149 Hamburg
Germany

 


topo

Categorias

 

As categorias dos Prémios EU-LAC são:

 

  • A categoria de Jovens Jornalistas;
  • A categoria de Iniciativa dos Cidadãos.
 

 topo

Prémio

 

O Prémio EU-LAC de Jovens Jornalistas é atribuído a um cidadão da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e a um cidadão europeu. O Prémio consiste na publicação do artigo pela Fundação EU-LAC e, possivelmente, por um meio de comunicação europeu, latino-americano e/ou caribenho. Os vencedores recebem também um voo em classe económica e alojamento para a cerimónia de prémios.

 

Na categoria de Iniciativa dos Cidadãos, o prémio é de 12 000 EUR para financiamento de material de implementação e desenvolvimento do projeto. Um segundo prémio de 3 000 EUR é concedido para a melhor iniciativa de outra região parceira do vencedor.

 


 

Cerimónia

 

Em 2017, a Cerimónia de Entrega de Prémios foi realizada no âmbito da Cimeira CELAC-UE, no mês de outubro, em El Salvador.

 


topo

Fonte oficial

 

Sítio Internet do Prémio [en]

Vencedores 2017

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link acima referido.