recomendar este canal

Ciclo de Encontros - Tributo a Europeus Notáveis: Ernâni Lopes

Tributo a Europeus Notáveis: Ernâni Lopes
Tributo a Europeus Notáveis: Ernâni Lopes
Organização CIEJD com o apoio da ULisboa

Dia 3 de março de 2016, pelas 17h, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Por ocasião da celebração de 30 anos de integração de Portugal na União Europeia, o CIEJD prestou tributo a Ernâni Lopes, importante interveniente no processo de negociação que levou à adesão de Portugal à CEE.

 

A sessão foi apresentada por Artur Santos Silva e Eduardo Lopes Rodrigues e com  intervenções de Teresa Moura, Sónia Ribeiro e Sérgio de Carvalho.

 

Este Ciclo de Encontros pretende homenagear algumas personalidades nacionais que, pela sua vivência e percurso profissional, deixaram um inestimável legado em prol do processo de construção europeia.

 

Um pouco de história...

 

Ernâni Lopes ocupou o lugar de  Ministro das Finanças do IX Governo Constitucional (1983 a 1985), pelo que foi signatário dos Atos de Adesão de Portugal às Comunidades Europeias.

 

Licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (hoje ISEG), em 1964 e doutorou-se em 1982, na Universidade Católica Portuguesa onde era professor e viria a dirigir o Instituto de Estudos Europeus dessa instituição.

 

Integrou o Serviço de Estatística e Estudos Económicos do Banco de Portugal de 1967 a 1975. Entre 1979 a 1983, chefiou a Missão de Portugal junto das Comunidades Europeias.

 

Fundou e foi sócio-gerente da consultora SaeR e foi membro fundador e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso-Espanhola.

[Fonte: Wikipedia]