recomendar este canal

Prémio José Medeiros Ferreira

Prémio José Medeiros Ferreira
Prémio José Medeiros Ferreira
ver Links Links relacionados
Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Atribuição ocasional

O Prémio José Medeiros Ferreira é instituído pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa, em cooperação com o CIDEEFF, com o objetivo de homenagear o ministro dos Negócios Estrangeiros responsável pela adesão de Portugal à então CEE.

 

Objetivo

Áreas

Destinatários

Candidaturas

Prémio

Júri

Saber Mais

 


topo

Objetivo

 

O Prémio José Medeiros Ferreira instituído pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em cooperação com o CIDEEFF visa homenagiar o ministro dos Negócios Estrangeiros que preparou a adesão de Portugal à UE, no ano em que se celebram 30 anos sobre a integração portuguesa na Comunidade.

Destina-se a promover o debate sobre o ideal europeu através do estímulo à criação e dedicação à escrita por autores interessados sobre os temas relacionados com a UE.

 


topo

Áreas

 

O Prémio distingue uma obra literária nos seguintes domínios:

 

  • História Europeia
  • Integração Europeia
  • Portugal e a União Europeia
  • Democracia e Cidadania Europeia
  • Relações externas da UE

 


topo

Destinatários

 

O Prémio é destinado a todos os autores interessados sobre os temas relacionados com a UE.

 


 topo

Candidaturas

 

Os concorrentes devem enviar as suas obras para a morada do Instituto Europeu: Alameda da Universidade, Faculdade de Direito, 1649-014, devendo para o efeito remeter 3 exemplares em formato papel e uma versão digital para institutoeuropeu@fd.ulisboa.pt.
Os trabalhos apresentados consistem numa obra escrita, inédita ou publicada durante os anos 2015 ou 2016, sem limite mínimo ou máximo de caracteres e/ou páginas.

 


topo

Prémio

 

O Prémio consiste na atribuição, ao autor, de 5 000 EUR como também na publicação da obra e na divulgação do resultado do concurso pelos meios que o Instituto Europeu considerar adequados.

 

O prémio será entregue numa cerimónia pública que se irá realizar durante os dias 14 e 15 de Novembro de 2016, na Fundação Calouste Gulbenkian.

 


topo

Júri

 

Na eventualidade de alguma violação das regras do presente Regulamento, o Júri poderá deliberar que o Prémio não seja atribuído ao candidato vencedor, e a eventual responsabilização do autor nos termos que sejam aplicáveis.

A decisão do Júri será comunicada pelos meios que o Instituto Europeu considere adequados.

 


topo

Saber mais

 

Sítio Internet Prémio José Medeiros Ferreira

Regulamento

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.