recomendar este canal

Prémio Horizon: Low Carbon Hospital

Prémio Horizon: Low Carbon Hospital
Prémio Horizon: Low Carbon Hospital
Comissão Europeia

Data limite: 2019-04-03

A Comissão Europeia lançou o “Prémio Horizon: Low Carbon Hospital”, orientado para a instalação de um sistema combinado de calor e energia numa unidade hospitalar, utilizando apenas fontes de energia renováveis. O hospital premiado deverá possuir um sistema que, além de inovador, utilize pelo menos três tecnologias europeias de energias renováveis, inclua uma componente de armazenamento de energia e seja capaz de fornecer 100% das necessidades de consumo anuais do hospital em causa.  

 

Objetivos

Destinatários

Como participar

Critérios de avaliação

Prémio

Saber mais

 


 

Objetivos

 

A utilização de energias renováveis para a produção de calor e de energia nos edifícios continua associada a um conjunto de limitações tecnológicas, com impacto sobre a fiabilidade e o custo do fornecimento. Parte destas limitações emanam da imprevisibilidade de algumas fontes de energia renovável, como as energias solar e eólica, que se torna crítica quando estamos a falar de uma unidade hospitalar, que precisa de assegurar a 100% o fornecimento de energia. Foi neste contexto que a Comissão Europeia lançou o “Prémio Horizon: Low Carbon Hospital”, que tem como objetivo o reconhecimento de um hospital que supere os desafios supracitados e instale um sistema combinado de calor e energia que, utilizando somente fontes de energia renováveis, consiga fornecer 100% das suas necessidades de consumo.

 


topo

Destinatários

 

O concurso está aberto a entidades e a grupos de entidades legais (incluindo pessoas singulares) que, independentemente do seu local de estabelecimento, possuam ou exerçam funções no hospital onde o sistema será instalado. 

 

Nota: Consulte os critérios de exclusão mencionados no regulamento.

 


topo

Como participar

 

Mais informações sobre como participar e o modelo de candidatura serão disponibilizadas aqui.


O prazo final para candidatura é 2019-04-03, 17h (16h em Lisboa).

 


topo

Critérios de avaliação

 

A avaliação das candidaturas submetidas será efetuada por personalidades independentes, entre abril de agosto de 2019. O júri considerará os seguintes critérios de avaliação:

 

  1. Inovação associada ao sistema combinado de calor e energia (20 pontos);

  2. Fiabilidade, facilidade de manutenção e segurança das operações (20 pontos);

  3. Redução das emissões de CO2 (20 pontos);

  4. Impacto mínimo sobre as instalações (10 pontos);

  5. Baixos custos de operação e de manutenção, sendo que o custo da produção de energia deverá ser igual ou menor que o custo associado à instalação anterior (20 pontos):

  6. Envolvimento público (10 pontos).

 


topo

Prémio

 

O prémio tem o valor pecuniário de 1 milhão EUR.

 


topo

Saber mais

 

Sítio Internet Prémios Horizon [en]

Sítio Internet Prémio Horizon: Low Carbon Hospital [en]

Regulamento do prémio [en]

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do prémio.