recomendar este canal

Prémio de Jornalismo "Fernando de Sousa"

Prémio de Jornalismo
Prémio de Jornalismo "Fernando de Sousa"
ver Links Links relacionados
Representação da Comissão Europeia em Portugal

Atribuição anual

A Representação da Comissão Europeia comemora o Dia da Europa, que se assinala nos 28 Estados-Membros, a 9 de maio. Em 2016, as celebrações revestiram-se de importância especial na medida em que se assinalou os 30 anos da adesão de Portugal às Comunidades Europeias.

 

Na receção comemorativa do dia 9 de maio de 2016, presidida pelo Comissário Europeu Carlos Moedas, foi lançado o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, em homenagem ao jornalista português especializado em assuntos europeus desaparecido em 2014.

 

Fernando Marcos Barbosa Rodrigues de Sousa (16 de Fevereiro de 1949 – 9 de Outubro de 2014) foi um jornalista português especializado em assuntos europeus. Passou pela RDP, BBC, Diário de Notícias e SIC. Foi correspondente em Londres, na Alemanha e em Bruxelas; foi um dos primeiros correspondentes portugueses em Bruxelas. Foi o jornalista português que mais cimeiras europeias acompanhou. Foi co-apresentador de Europa XXI e Os Europeus, transmitidos na SIC Notícias. A 30 de Janeiro de 2006 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

 

Com base no sucesso da edição de 2017, a Representação da Comissão Europeia lança a segunda edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» para trabalhos publicados ou difundidos durante o ano de 2018.

 

Objetivos

Destinatários

Categorias

Como participar

Júri

Elegibilidade

Prémio

Vencedores edição 2017

Fonte oficial

 


topo 

Objetivos

 

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa visa honrar e perpetuar o profissionalismo deste jornalista, realçando o seu contributo para, de forma notável, a clarificação das matérias europeias e para a promoção do conhecimento das instituições e políticas da União Europeia em Portugal. É atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e num contexto de melhorar a comunicação entre a UE e os cidadãos europeus.

 


topo

Destinatários

 

Jornalistas e estudantes de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.

 


 

Categorias

 

O prémio será atribuído a trabalhos desenvolvidos nas áreas de imprensa escrita, rádio, televisão e internet em três categorias:

  • jornalista – media nacional, atribuído a um jornalista detentor de carteira profissional ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional e que seja publicado/difundido num media de âmbito nacional;
  • jornalista – media regional atribuído a um jornalista detentor de carteira profissional ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional e que seja publicado/difundido num media de âmbito regional ou local;
  • Estudante, atribuído a um trabalho produzido por um estudante, ou por uma equipa de, no máximo, cinco estudantes do ensino superior nas áreas do jornalismo ou comunicação social.

 


 

Como participar

 

A proposta tem de ser enviada por carta registada com aviso de receção ou entregue em mão própria num sobrescrito contendo, além do formulário de inscrição, cinco cópias impressas (incluindo o original) para o seguinte endereço:


Comissão Europeia
Direção-Geral de Comunicação
Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa»
À atenção de Exma. Senhora Dr.ª Sofia Alves
Largo Jean Monnet, 1 – 10.º
1269-068 Lisboa - Portugal

 


 

Júri

 

O júri de seleção será constituído por:

  • Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que preside ao júri;
  • Um membro do Serviço Porta-Voz da Comissão Europeia;
  • Três representantes da classe profissional dos jornalistas.

 


topo

Elegibilidade

 

São elegíveis para a atribuição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» autores individuais ou equipas compostas por cinco pessoas, no máximo, em que pelo menos um dos membros deve ser nacional ou residente num Estado-Membro da União Europeia.

 

Apenas são elegíveis os artigos e reportagens que:

  • Abordem questões importantes a nível europeu ou promovam um melhor entendimento das instituições ou políticas da União Europeia;
  • sejam publicados ou difundidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2017;
  • elaborados em português;
  • não tenham recebido outro prémio até à data de encerramento das candidaturas;
  • Para a categoria Jornalista: que tenha sido publicado/difundido num meio de comunicação legalmente registado em Portugal;
  • Para categoria Estudante: que tenha sido publicado/difundido num meio de comunicação legalmente registado em Portugal ou num meio de comunicação ou sítio Web de uma instituição de ensino superior. Pode ainda ser um trabalho académico de cariz jornalístico certificado por docente universitário.

 


topo

Prémio

 

O prémio é repartido pelas seguintes categorias:

  • Categoria jornalista – media nacional: valor pecuniário de 5 000 EUR;
  • Categoria jornalista – media regional: valor pecuniário de 5 000 EUR;
  • Categoria estudante: título(s) de transporte(s) no valor total de 3 000 EUR.

 


 

Vencedores edição 2017


  • Categoria Jornalista, Catarina Fernandes Martins com a reportagem «Dia Mundial do Refugiado, Portugal estendeu os braços. E isso chega?».
  • Caregoria Estudante:
    • Tomás Nogueira com a peça «Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal fala à RUC»;
    • Pedro Costa, Tiago Ramalho, Pedro Esteves e Paulo Costa com a reportagem «O "bicho papão" não mora aqui».

 


 topo

Fonte oficial

 

Representação da Comissão Europeia em Portugal

Largo Jean Monnet, n.º 1-10, 1269-068 Lisboa
Telefone: +351 213 509 800

E-mail: comm-rep-lisbonne@ec.europa.eu

Prémio Jornalismo Fernando de Sousa

Regulamento

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.