A Comissão Europeia lançou o “Prémio Horizon: Cleanest Engine of the Future” com o intuito de estimular o desenvolvimento de uma tecnologia de nova geração para os motores e propulsores que utilizam combustíveis convencionais, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O prémio será atribuído ao protótipo que melhor demonstrar essas reduções e que não afete as capacidades operacionais do veículo.
Objetivos
Destinatários
Como participar
Critérios de avaliação
Prémio
Saber mais
Objetivos
O objetivo do prémio consiste em impulsionar o desenvolvimento de uma tecnologia de nova geração para os motores e propulsores que utilizam combustíveis convencionais. Espera-se que a tecnologia em causa permita economizar combustível e reduza as emissões de poluentes para o nível mais baixo possível em condições normais de condução, melhorando a qualidade do ar nas cidades europeias.
topo
Destinatários
O concurso está aberto a todas as entidades legais, singulares ou coletivas, ou a grupos de pessoas jurídicas. O público-alvo é composto por indivíduos, PME, centros de investigação, universidades e fabricantes de automóveis.
Nota: Consulte ainda os critérios de exclusão mencionados no regulamento.
topo
Como participar
Mais informações sobre como participar e o modelo de candidatura serão disponibilizadas aqui.
O prazo final para candidatura é 2019-08-20, 17h (16h em Lisboa).
topo
Critérios de avaliação
A avaliação das candidaturas submetidas será efetuada com base nas medições do Centro Comum de Investigação e de acordo com o parecer do júri relativamente aos seguintes critérios:
- Os níveis de emissão de óxido e dióxido de azoto;
- Os níveis de emissão partículas;
- Os níveis de emissão de hidrocarbonetos;
- Os níveis de emissão de outros poluentes;
- A eficiência do combustível.
topo
Prémio
O prémio tem o valor pecuniário de 3,5 milhões EUR.
topo
Saber mais
Sítio Internet Prémios Horizon [en]
Sítio Internet Prémio Horizon: Cleanest Engine of the Future [en]
Regulamento do prémio [en]
Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.