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Marca do Património Europeu

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Comissão Europeia

Atribuição anual

Com a Marca do Património Europeu, a Comissão Europeia pretende reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos cidadãos europeus, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural da Europa, e na valorização da diversidade nacional e regional.

Os sítios com a Marca do Património Europeu são marcos na criação da Europa de hoje. Visitar um desses sítios é conhecer a formação da civilização e valores europeus.

 

Objetivos

Destinatários

Como participar

Critérios de avaliação

Prémio

Saber mais

 


 

Objetivos

 

A Marca do Património Europeu pretende proporcionar aos cidadãos europeus, em especial jovens, novas oportunidades de aprendizagem sobre o nosso património cultural comum, embora diverso, a nossa história comum e os valores e o papel da UE. Esta iniciativa deverá também ajudar a promover o turismo cultural, gerando possíveis benefícios económicos.

 


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Destinatários

 

A Marca do Património Europeu está aberta aos sítios em qualquer um dos países da UE, que confirmaram a sua participação na iniciativa.

 


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Como participar

 

Sítios podem incluir monumentos, sítios naturais ou urbanos, paisagens de interessa cultural, lugares de memória, produtos e bens culturais, e património imaterial associado a um lugar, incluindo o património contemporâneo.

 

Os sítios que desejam candidatar-se devem fazê-lo seguindo estes passos:

  • Ler com cuidado as orientações para sítios candidatos
  • Entrar em contacto com o coordenador nacional relevante que fornecerá mais informações sobre o processo de pré-seleção
  • Preencher o formulário e enviá-lo de volta para o coordenador nacional relevante

 


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Critérios de avaliação

 

Os sítios dos países participantes são pré-selecionados a nível nacional, até um máximo de dois sítios pré-selecionados. As candidaturas são, então, enviadas à Comissão Europeia onde são avaliadas por um painel de peritos independentes.

 

Em todas as fases, os candidatos são avaliados com base na sua importância europeia, bem como no destaque da dimensão europeia do projeto ou atividades e num plano de trabalho para a gestão do sítio.

 


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Prémio

 

Existem três tipos de sítios que podem obter a Marca do Património Europeu:

 

  • Sítios individuais
  • Sítios temáticos nacionais
  • Sítios temáticos transnacionais

 


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Saber mais

 

Sítio Internet Marca do Património Europeu [en]

Regulamento

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.