Com a Marca do Património Europeu, a Comissão Europeia pretende reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos cidadãos europeus, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural da Europa, e na valorização da diversidade nacional e regional.
Os sítios com a Marca do Património Europeu são marcos na criação da Europa de hoje. Visitar um desses sítios é conhecer a formação da civilização e valores europeus.
Objetivos
Destinatários
Como participar
Critérios de avaliação
Prémio
Saber mais
Objetivos
A Marca do Património Europeu pretende proporcionar aos cidadãos europeus, em especial jovens, novas oportunidades de aprendizagem sobre o nosso património cultural comum, embora diverso, a nossa história comum e os valores e o papel da UE. Esta iniciativa deverá também ajudar a promover o turismo cultural, gerando possíveis benefícios económicos.
topo
Destinatários
A Marca do Património Europeu está aberta aos sítios em qualquer um dos países da UE, que confirmaram a sua participação na iniciativa.
topo
Como participar
Sítios podem incluir monumentos, sítios naturais ou urbanos, paisagens de interessa cultural, lugares de memória, produtos e bens culturais, e património imaterial associado a um lugar, incluindo o património contemporâneo.
Os sítios que desejam candidatar-se devem fazê-lo seguindo estes passos:
- Ler com cuidado as orientações para sítios candidatos
- Entrar em contacto com o coordenador nacional relevante que fornecerá mais informações sobre o processo de pré-seleção
- Preencher o formulário e enviá-lo de volta para o coordenador nacional relevante
topo
Critérios de avaliação
Os sítios dos países participantes são pré-selecionados a nível nacional, até um máximo de dois sítios pré-selecionados. As candidaturas são, então, enviadas à Comissão Europeia onde são avaliadas por um painel de peritos independentes.
Em todas as fases, os candidatos são avaliados com base na sua importância europeia, bem como no destaque da dimensão europeia do projeto ou atividades e num plano de trabalho para a gestão do sítio.
topo
Prémio
Existem três tipos de sítios que podem obter a Marca do Património Europeu:
- Sítios individuais
- Sítios temáticos nacionais
- Sítios temáticos transnacionais
topo
Saber mais
Sítio Internet Marca do Património Europeu [en]
Regulamento
Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.