recomendar este canal

Round-trip: a citizens participation journey from local to european levels

Projeto Roundtrip
Projeto Roundtrip
Participação CIEJD

Promover a participação democrática, inspirando os cidadãos a participarem de forma ativa e eficaz nos processos de tomada de decisões públicas.

São os cidadãos conscientes da existência de mecanismos jurídicos e não jurídicos para a participação política em níveis local, nacional e da UE? Qual é a sua opinião sobre os mecanismos existentes? Por que não estão sendo usados? O que poderia ser feito para melhorar a participação dos cidadãos? Podemos usar as redes sociais e plataformas eletrónicas? Como as autoridades podem apoiar a participação dos cidadãos? E qual é o papel das organizações da sociedade civil?

Para responder a estas e outras perguntas, 5 organizações europeias reuniram-se e criaram o projeto Round-trip, com o objetivo de promover a participação dos cidadãos "em níveis local, nacional e da União Europeia, inspirando os cidadãos a participar de forma ativa e eficaz na tomada de decisões públicas, e incentivando as autoridades locais a oferecer oportunidades mais eficazes para a participação do cidadão.

 

O projeto foi financiado com o apoio da União Europeia ao abrigo do programa "Europa para os Cidadãos" e coordenado pela Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento (ECOS).

 

Objetivos

 

Os principais objetivos do projeto são:

  • Fornecer informações práticas sobre os mecanismos disponíveis para a participação dos cidadãos;
  • Reunir informações sobre os conhecimentos, opiniões sobre e níveis de utilização dos mecanismos existentes para a participação dos cidadãos nos municípios dos parceiros do projeto;
  • Recomendar possíveis alterações aos mecanismos de participação existentes ou a introdução de mecanismos inovadores, tais como ferramentas de democracia digital, entre outros;
  • Permitir que municípios e organizações da sociedade civil ativas no nível local, compartilhem práticas e desenvolvam abordagens inovadoras para aumentar a participação ativa dos cidadãos no debate europeu.

 

Participar

 
Até o final de 2015 os parceiros neste projeto - ECOS, CRIS, PINA, SOCIUS e ANNONA, vão embarcar nesta "viagem de ida e volta" pelos 5 países participantes (Alemanha, Eslovénia, Lituânia, Polónia e Portugal), convidando os cidadãos e as autoridades públicas locais a participar dos eventos realizados pelo projeto.

 

Informações

 

Sítio Internet Projeto Round-trip

 


Última atualização: 2015-10-27