recomendar este canal

Prémio de Cinema «Locais de trabalho seguros e saudáveis»

Prémio Cinematográfico «Locais de trabalho seguros e saudáveis»
Prémio Cinematográfico «Locais de trabalho seguros e saudáveis»
ver Links Links relacionados
Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho

Atribuição annual

A EU-OSHA enconraja e desafia todos os cineastas a criarem documentários que retratem e salientem a importância da sagurança e saúde no trabalho. 

 

Objetivos

Ponto focal nacional

Destinatários

Participação

Prémio

Vencedores 2017

Fontes oficiais

 


 

Objetivos

 

O prémio é atribuído a um documentário ou filme de animação original, criativo e artístico que promova o debate e a discussão entre cidadãos europeus sobre a importância da segurança e da saúde no trabalho.

 


topo

Ponto focal nacional

 

O ponto focal português é representado pela Autoridade para as Condições de Trabalho. O seu objectivo consiste em promover a melhoria das condições de trabalho, fomentando as políticas destinadas à prevenção dos riscos profissionais e controlando o cumprimento das normas em matéria laboral e da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho (SST) em todos os setores de actividade, trabalhando com os parceiros sociais com vista a facilitar a partilha das melhores práticas em matéria de SST e a promover as campanhas europeias.

 


topo

Destinatários

 

Qualquer cidadão europeu com mais de 18 anos.

 


topo

Participação


Criação de um filme que deve tratar dos riscos que as pessoas enfrentam no seu local de trabalho (riscos físicos, químicos, mecânicos ou psicossociais). Pode também abordar os direitos dos trabalhadores, a saúde e segurança no local de trabalho ou os efeitos da evolução política e económica na forma como trabalhamos.

 

Também poderá focar setores que desempenham um papel importante na vida económica, cultural e política na Europa (por exemplo, educação, agricultura, construção, cuidados de saúde); ou grupos confrontados com desafios específicos, como os trabalhadores migrantes, as mulheres, os trabalhadores portadores de deficiência, os jovens trabalhadores e os trabalhadores mais idosos.

 

Mais informações podem ser encontradas aqui.

 


topo

Prémio


A EU-OSHA produzirá 1 000 cópias do filme vencedor numa seleção de línguas da UE, a distribuir em toda a Europa.

 

Dos 1 000 exemplares de DVD produzidos, 200 serão reservados ao realizador/titular dos direitos para as suas necessidades de promoção.

 

O vencedor recebe ainda o valor pecuniário de 5 000 EUR.

 


 topo

 Vencedores 2017

 

“Before the Bridge”, de Lewis Wilcox (USA) e “Turtle Shells”, de Tuna Kaptan (Alemanha) foram os grandes vencedores do prémio cinematográfico “Locais de trabalho seguros e saudáveis 2017”.


“Before the Bridge” é um pequeno documentário com a missão de difundir a consciência de como a automatização do trabalho afetará o futuro da humanidade. Este filme relata as rápidas mudanças tecnológicas e sociais que nos afetam a todos e a nossa visão sobre o futuro do trabalho.


"Turtle Shells" é um filme de múltiplas perspetivas, que explora as conexões entre animal, homem e guerra.


Pela primeira vez foi atribuída uma menção honrosa que premiou o documentário “Alien”, um pequeno filme sobre um trabalhador idoso, solitário, que no calor e ruído das velhas almas mecânicas trabalha ora como máquina, ora como maquinista, de Morteza Atabaki (Turquia).


topo

Fontes oficiais

 

Sítio Internet do prémio

Critérios

Sítio Internet Locais de Trabalho Seguros e Saúdaveis

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.2