recomendar este canal

Ciclo de Encontros - Tributo a Europeus Notáveis: Helena Vaz da Silva

Tributo a Europeus Notáveis: Helena Vaz da Silva
Tributo a Europeus Notáveis: Helena Vaz da Silva
ver anexos
Anexos
Documento PDF
Programa (145KB)
Documento PDF
Bibliografia (234KB)
ver Links Links relacionados
Organização CIEJD com o apoio da ULisboa

Dia 22 de setembro de 2015, pelas 17 horas, na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O Ciclo de Encontros pretende homenagear algumas personalidades nacionais que, pela sua vivência e percurso profissional, deixaram um inestimável legado em prol do processo de construção europeia.

 

Helena Vaz da Silva foi apresentada por Guilherme d’Oliveira Martins. A sessão contou também com um momento de leitura a várias vozes de trechos de obras da antiga eurodeputada, pelo Teatro Académico da Universidade de Lisboa e testemunhos de personalidades.

 

Um pouco de história..


Helena Vaz da Silva dirigiu o Centro Nacional de Cultura desde 1980 até ao ano do seu falecimento. Foi jornalista, tradutora e política. Como jornalista, sempre ligada à área da cultura, foi jornalista/fundadora do "Expresso", RTP e antiga agência ANOP.

 

No Parlamento Europeu, como eurodeputada do PSD eleita em 1994, esteve integrada na Comissão de Cultura, Juventude e Meios de Comunicação. Esteve ligada aos movimentos católicos progressistas dos anos 60 e antes do 25 de Abril esteve ainda ligada ao Cineclube de Lisboa e à revista "O Tempo e o Modo".

 

Conheça o testemunho de Mário Rui Queiró, assistente parlamentar de Helena Vaz da Silva, integrado nesta primeira sessão do Ciclo de Encontros: Tributo a Europeus Notáveis.

 

Prémio Europeu Helena Vaz da Silva