recomendar este canal

Celebrar a UE, assinalando 20 anos de informação europeia em Portugal

9 de maio de 2015

O CIEJD associou-se uma vez mais às comemorações do 9 de maio - Dia da Europa, levando a cabo um conjunto diversificado de iniciativas.

Este ano, a data revestiu-se de importância especial na medida em que se assinalaram os 30 anos da data de assinatura da adesão de Portugal às Comunidades Europeias e, simultaneamente, o CIEJD celebrou 20 anos ao serviço da informação europeia em Portugal.

 

Saiba como o CIEJD participou nas comemorações do Dia da Europa.

 

Semana Internacional do Instituto Politécnico de Leiria

 

Aproveitando as celebrações do Dia da Europa, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) esteve presente no dia 5 de maio, na Semana Internacional do Instituto Politécnico de Leiria, na conferência: “Trabalhar/estudar noutro país: um universo de oportunidades”, um evento promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

 

Aulas Jacques Delors e apoio a eventos organizados pelas Escolas

 

Alunos do Agrupamento de Escolas de Alvalade e da Escola Secundária Ferreira de Castro de Oliveira de Azeméis estiveram presentes no CIEJD para participar nas Aulas Jacques Delors.

 

O CIEJD procedeu, ainda, ao envio de materiais e apoiou eventos organizados pelo Estabelecimentos Escolares.

 

Conheça a agenda das Aulas Jacques Delors.

 

Career Day

 

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) esteve presente no dia 7 de maio, no Career Day, um evento promovido pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

 

Pretendeu-se promover o debate com instituições e empresas com o objetivo de dar a conhecer aos alunos e convidados diferentes perspetivas de carreira, bem como facilitar um contato privilegiado com conceituadas entidades do mundo profissional.

 

Mural: "Inscrever a Europa nos muros das cidades"

 

O CIEJD, a CML e a Junta de Freguesia de Belém celebraram o Dia da Europa junto ao Mural de Belém, construído em 2005 no âmbito do projeto “Inscrever a Europa nos muros das cidades".

 

O mural dá a conhecer a Carta dos Direitos Fundamentais da UE e a sua atualização incluíu os três Estados Membros que, desde essa data, integraram a UE, bem como relevou os 20 anos do CIEJD ao serviço da Informação Europeia em Portugal.

 

O CIEJD convida-a/o a partilhar este momento. Participe!

 

Exposição Bibliográfica - “Construção & Integração Europeia”

 

Por ocasião da celebração do Dia da Europa, 9 de maio, a Biblioteca do ISCTE-IUL, com o apoio do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), apresenta de 4 a 29 de maio, uma exposição bibliográfica subordinada ao tema «Construção e Integração Europeia».

 

Comemoração do Dia da Europa em Portugal - 2015

 

O Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal comemoraram, como habitualmente, o Dia da Europa.

 

As comemorações começaram no dia 8 de maio, em Lisboa, com uma Conferência sobre Oportunidades de Emprego Jovem, com a presença da Comissária Europeia responsável pela pasta do emprego, Marianne Thyssen, e do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que decorrerá durante a manhã no auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa.

 

A celebração prosseguiu no dia 9 de maio, desta vez com a presença, entre outros, do Comissário Europeu responsável pela pasta da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, do Secretário dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, e do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Reis, no Centro Cultural de Belém com um programa de atividades lúdicas, informativas e solenes das quais se destaca:

  • 11h00 - Inauguração da Exposição Itinerante do Ano Europeu do Desenvolvimento 2015 (Martim Moniz, Lisboa);
  • 11h45 - Entrega dos prémios do concurso escolar "Sonhar e Construir a Europa" organizado no âmbito do projeto;
  • 16h30 – «À conversa com Carlos Moedas» e entrega dos prémios do concurso de empreendedorismo "Canvas".


O espaço do Centro Cultural de Belém foi animado com atuações do Chapitô e da Orquestra Nova Geração. Esteve patente uma tapeçaria produzida pelos alunos de Belas Artes da Universidade Lusófona que organizarão e animarão também uma pintura coletiva. Foram projetadas curtas-metragens sobre casos de sucesso de criação de emprego, mediante a atribuição de fundos do FSE e realizou-se a sessão de encerramento da iniciativa «Pensar Europa».

 

Horários:                                                                                            
9 de maio – 11h00 às 20h30

 

Programas das comemorações do Dia da Europa em Portugal 2015 (PDF 2MB)

 


 

Sobre o 9 de maio - Conheça a história

 

No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman apresentou a «Declaração Schuman», uma proposta para a criação de uma Europa organizada, um requisito indispensável para a manutenção da paz na Europa.

 

A «Declaração Schuman» é considerada a rampa de lançamento do projeto europeu e o começo do que é hoje a União Europeia.

 

Atualmente o dia 9 de maio tornou-se um marco da construção europeia - o Dia da Europa - que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única, exprime simbolicamente o ideal do projeto europeu. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e celebrações que ajudam à aproximação da Europa aos seus cidadãos e os povos da União entre si.

 

O Dia da Europa nasceu, oficialmente, no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

 

Saiba mais...

 

Dossiê Dia da Europa
 


 

Sobre o 9 de maio - conteúdos pedagógicos


Dia da Europa : 9 de Maio / Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Conteúdo pedagógico sobre o Dia da Europa, comemorado a 9 de Maio e que procura, para além da dimensão histórico-institucional, apresentar os direitos e deveres dos cidadãos europeus e as principais atividades e realizações da União Europeia.

Bandeiras para colorir / Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Ficha de actividade com a bandeira da UE e a dos 28 Estados-Membros para colorir, contendo ainda informações adicionais: população, superfície, capital, língua, sistema de governo, religião e moeda.

Dia da Europa : cartazes 1996-2014 / Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Apresentação que contém o conjunto de posters e respetivos temas, elaborados e escolhidos pela UE, desde 1996 até 2014, para a celebração do dia 9 de maio, o dia da Europa.

 


 

Saiba como CIEJD festeja o Dia da Europa, ano a ano

 

Desde a sua inauguração, em 1995, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, celebra esta data, considerando que este é também o seu dia.

 

Saiba mais...

 

Dia da Europa: como festejamos, ano a ano

 


Última atualização: 2015-05-05