recomendar este canal

Projeto SEI! Odivelas

Projeto promovido pela Câmara Municipal de Odivelas com a participação do CIEJD

O Projeto SEI! existe desde 2010. O CIEJD colabora no projeto desde 2015.

Projeto TACE

 

O Projeto SEI! Odivelas - Projeto para o Sucesso Educativo e Integração, é promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, visando a promoção do sucesso e integração escolares, assim como o combate ao abandono escolar. Durante o ano letivo 2014-2015, o SEI irá assinalar o “Ano Europeu para o Desenvolvimento” através da dinamização do Prémio Escolas de Sucesso, fazendo coincidir a temática do concurso com o lema do Ano Europeu referido: “O Nosso Mundo, a Nossa Dignidade, o Nosso Futuro”.


No âmbito das atividades desenvolvidas pelo Projeto SEI! Odivelas, a Câmara Municipal de Odivelas e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) associam-se, com o objetivo de responder às necessidades da comunidade educativa de Odivelas, sensibilizando-a para os assuntos e desafios europeus.

 

Enquadramento

 

Este é um projeto criado pela Câmara Municipal de Odivelas, em 2010, que visa a promoção do sucesso e o combate ao abandono escolares, em crianças e jovens do jardim-de-infância ao 3.º ciclo do ensino básico, em estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho de Odivelas.

 

Objetivos

 

Promover o sucesso escolar e a integração social, prevenindo os fenómenos de abandono e absentismo escolares, os comportamentos de risco e a exclusão social de crianças e jovens que frequentem a rede de escolas públicas do concelho de Odivelas, até ao 3.º ciclo do ensino básico.

 

Destinatários

 

Crianças e jovens do jardim-de-infância ao 3.º ciclo do ensino básico, da rede pública do concelho de Odivelas, assim como as respetivas famílias e toda a comunidade educativa.

 

Projeto


As principais estratégias de intervenção do Projeto SEI! Odivelas são o acompanhamento de proximidade, através de uma equipa multidisciplinar que desenvolve o seu trabalho no terreno, intervindo de forma direta com as crianças, os jovens e as suas famílias, procurando identificar situações que possam comprometer o processo de aprendizagem escolar, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social; e estratégias universais que abrangem pequenos e grandes grupos da comunidade educativa, nomeadamente ações de sensibilização com professores, assistentes operacionais, encarregados de educação, entre outros. 

 

Participação CIEJD

 

O CIEJD participará no projeto através da promoção e avaliação do Prémio Escolas de Sucesso, cujo tema para 2015 é “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”, correspondente ao lema do Ano Europeu para o Desenvolvimento. Este prémio desafia as escolas a apresentar trabalhos dedicados a esta temática e que abordem uma das seguintes áreas: erradicação da pobreza, combate à exclusão social, igualdade de oportunidades e futuro sustentável.

Também no âmbito deste prémio, o CIEJD participará em ações de sensibilização nas escolas, palestras e tertúlias e dará formação sobre as temáticas europeias aos técnicos do Projeto SEI! Odivelas e aos professores envolvidos na execução das candidaturas ao Prémio Escolas de Sucesso.

 


Última atualização: 2015-02-16