recomendar este canal

Concurso "Eu sou Europeu"

Espaço Europa
Espaço Europa
ver Links Links relacionados
Representação da Comissão Europeia em Portugal

Data limite: 2019-04-30

O concurso "Eu sou Europeu" visa avaliar os conhecimentos dos alunos que participem nas sessões que são dadas durante as visitas ao Espaço Europa, um espaço de informação aos cidadãos criado pelos Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Representação da Comissão Europeia em Portugal.

 

Objetivos

Destinatários

Como participar

Avaliação

Júri

Prémios

Vencedores

Mais informações

 


 

Objetivos

 

O concurso pretende testar os conhecimentos dos estudantes sobre História da UE, símbolos europeus, alargamentos da UE (nomeadamente a adesão de Portugal), papel e funcionamento das instituições, valores, princípios e direitos dos cidadãos europeus.

 


 topo

Destinatários

 

Alunos dos estabelecimentos do 3º ciclo do Ensino Básico, com a idade mínima de 13 anos.

 


 topo

Como participar

 

Os grupos devem conter um mínimo de 15 e um máximo de 20 elementos, incluindo um máximo de três professores)

 

Para participar no concurso, as escolas devem solicitar a visita ao Espaço Europa e a respetiva inscrição no concurso através do correio eletrónico: info@espacoeuropa.eu.

 


 topo

Avaliação

 

  • É entregue um questionário de dez perguntas de resposta múltipla a cada elemento da turma. A cada resposta correta é atribuído um ponto, num total de dez por questionário;
  • O tempo de resposta total está limitado a 15 minutos. A classificação de cada grupo resultará do número total de respostas certas em relação ao número total de questões de escolha múltipla colocadas;
  • Em caso de empate, prevalecerá o grupo com maior número de questionários com a pontuação máxima (dez pontos). Persistindo o empate, serão tomadas em consideração as respostas (no máximo cinco tópicos) à questão aberta colocada;
  • Na classificação geral, os grupos serão ordenados por ordem decrescente de mérito, em função dos critérios especificados anteriormente.

 


 topo

Júri

 

Os alunos serão acompanhados e avaliados por representantes do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

 


 topo

Prémios

 

O grupo vencedor receberá um apoio monetário para a realização de uma viagem a Bruxelas, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as instituições europeia através de uma visita ao respetivo centro de visitas.

 


 

Vencedores 2017/2018

 

Na edição 2017/2018, a escola vencedora foi a Escola Básica do Alto dos Moinhos (Terrugem-Sintra), pertencente ao Agrupamento de Escolas Alto dos Moinhos.

 

Nesta edição, 189 alunos de 11 estabelecimentos de ensino demonstraram os seus conhecimentos sobre a União Europeia.

 


 topo

Mais informações

 

Sítio Internet do Prémio

Regulamento do Prémio

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.