O «arcVision Prize - Mulheres e Arquitetura» é um prémio internacional para designers do sexo feminino cuja investigação e trabalho mostra a excelência qualitativa e a atenção para as questões fundamentais da construção (como a tecnologia, sustentabilidade e implicações sociais e culturais). O prémio pretende escolher mulheres que trabalham em condições de particular complexidade no que respeita ao tipo de projeto e condições locais.
Na 2.ª edição do prémio em 2014, o júri escolheu a arquiteta portuguesa, Inês Lobo.
Objetivo
Critérios
Júri
Candidatura
Prémio
Saber mais
Objetivo
O prémio tem por objetivo sublinhar o sucesso das mulheres na aquitetura contemporânea mundial. Concentra-se nas qualidades que uma designer moderna precisa para uma abordagem original no desenvolvimento de soluções avançadas e não convencionais e para uma sensibilidade madura do ponto de vista humano e social.
Topo
Critérios
A candidata nomeada para o prémio deve:
- ter projetado, pelo menos, um edifício (já construído ou em construção) na área dos equipamentos sociais e que implique soluções inovadoras do ponto de vista funcional e técnico, tendo em atenção a sustentabilidade;
- ter alguma experiência de investigação na área de desenvolvimento de soluções inovadoras em sistemas de construção.
Topo
Júri
O júri do prémio é composto por profissionais do sexo feminino, especialistas nas áreas da arquitetura e da cultura.
O júri é apoiado por assessores (arquitetos, professores universitários, críticos, etc.) que fazem uma pré-seleção de candidatas potenciais. Destas, uma comissão técnico-científica escolhe as candidatas finalistas das quais o júri irá selecionar a vencedora.
Topo
Candidatura
As candidatas finalistas deverão submeter os seguintes documentos:
- Aceitação formal da nomeação;
- CV profissional (500 palavras);
- 10 fotografias e descrição dos projetos de contrução atuais (já construídos ou em contrução) e/ou projetos futuros, incluindo pelo menos um trabalho significativo construído na área dos equipamentos sociais;
- Uma fotografia formal e/ou a autorização de publicação dos documentos referidos na comunicação relacionada com o prémio.
Topo
Prémio
O prémio contém:
- Um workshop ou estadia de investigação de duas semanas no i.lab, o centro de pesquisa e inovação do Italcementi Group em Bergamo;
- Um prémio pecuniário de 50 000 EUR, do qual a vencedora pode doar uma parte a programas de arquitetura social de sua escolha.
Topo
Saber mais
Sítio Internet arcVision Prize
Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do passatempo.