recomendar este canal

União Europeia: Os Bens Comuns da Futura Federação Europeia

Capa da monografia
Capa da monografia
ver anexos
Anexos
ver Links Links relacionados
Lançamento de livro

Dia 13 de fevereiro 2014, pelas 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), através da Biblioteca Jacques Delors promoveu o lançamento da obra «União Europeia: Os Bens Comuns da Futura Federação Europeia» de António Covas, publicada pelas Edições Colibri.

 

A obra foi apresentada pelo autor, António Covas, Professor da Universidade do Algarve, e pelo economista José Félix Ribeiro, especialista em prospetiva estratégica.

 

Sobre o livro

 

«Este é o terceiro livro de uma trilogia sobre a Europa Federal e os bens comuns da futura Federação Europeia. Retomo o pretexto e a causa próxima já expressos pelo Presidente Durão Barroso durante o discurso de 2012 sobre “o estado da União” de que: “Precisamos de avançar no sentido de uma Federação de Estados‐Nação, mas não de um super‐Estado. Não devemos permitir que os populistas e nacionalistas estabeleçam uma agenda negativa. Espero que todos os que se consideram europeus estejam presentes neste debate. Porque, ainda mais perigoso do que o cepticismo dos antieuropeus é a indiferença ou o pessimismo dos pró‐europeus”. Finalmente, o período que decorre até ao verão de 2014 é um tempo de grandes interrogações e decisões, pois está em causa não apenas a resolução ou a continuação do programa de assistência económica e financeira, sob a forma de programa de resgate, de programa cautelar, ou qualquer outra forma de assistência, como, também, o debate público sobre o futuro da União Europeia no quadro do próximo acto eleitoral para o Parlamento Europeu. Neste contexto, a temática dos “bens comuns versus a tragédia dos comuns” pode ser um excelente terreno de reflexão e debate não apenas sobre os contornos da futura Federação Europeia como, também, sobre a modernização e a reforma do Estado em Portugal.» [Editor]

 

Esta publicação está disponível para empréstimo na Biblioteca Jacques Delors.

 


Para mais informações:

Tel: +351 21 017 01 83

E-mail: biblioteca@ciejd.pt