recomendar este canal

European Natura 2000 Award

Natura 2000
Natura 2000
ver Links Links relacionados
Comissão Europeia

Atribuição anual

O prémio Natura 2000 premeia a excelência na gestão e promoção da rede Natura 2000 e dos seus objetivos.

O prémio tem como objetivo atrair a atenção do público para a importância da Rede Natura 2000 e para a proteção da biodiversidade em toda a Europa.

 

 

Objetivo

Elegibilidade

Candidatura

Categorias

Prémio

Curiosidades

Cerimónia de entrega

Saber mais

 


 

Objetivo

 

Além de promover a rede Natura 2000, o prémio procura demonstrar que as atividades relacionadas com a rede podem resultar em benefícios para a economia local.

 


Topo

Elegibilidade

 

Qualquer entidade ou grupo, com sede na UE, pode apresentar a sua candidatura.

 


Topo

Candidatura

 

Os candidatos devem preencher a ficha de candidatura que pode ser obtida na secção How to apply da página oficial do concurso.

 

As candidaturas podem ser preenchidas em qualquer língua oficial da UE com exceção do gaélico e maltês. Para esclarecer eventuais dúvidas, os candidatos são convidados a consultar o guia de aplicação e as perguntas frequentes.

 


Topo

Categorias

 

O prémio é atribuído em 5 categorias:

 

Ações de Conservação - Ações ou atividades que melhoraram o estatuto de conservação de um habitat e/ou de um grupo de espécies em particular. Os habitats ou espécies alvo têm que constar no Anexo I ou II da Diretiva Habitats ou no Anexo I da Diretiva Aves, ou ainda ser uma espécie de aves cuja migração ocorra regularmente.

 

Benefícios Socioeconómicos - Benefícios socioeconómicos que surgiram como resultado de um sítio ou projeto Natura 2000.

 

Comunicação - Atividades de comunicação que visem aumentar a consciência ou a promoção da rede Natura 2000 e que sejam susceptíveis de provocar mudanças duradouras em atitudes ou comportamentos em relação à rede.

 

Conciliação de Interesses/Perceções - Esforços bem-sucedidos que reúnam forças opostas socioeconómicas ou políticas, os utilizadores da terra ou dos recursos de uma forma que beneficie a Natura 2000.

 

Redes e Cooperação Transfronteiriça - Esta categoria inclui dois aspetos. Atividades de redes que resultaram em impactos positivos duradouros para a rede Natura 2000, por um lado e por outro, a relação positiva entre a conservação de longo-prazo e a colaboração transnacional. O prémio pode abranger a cooperação entre regiões administrativas dentro de um país, a cooperação entre as diferentes regiões biogeográficas ou entre sítios marinhos e terrestres.

 

Cidadãos Europeus - Este prémio é atribuído todos os anos ao finalista que receber maior número de votos por parte do público.

 


Topo

Prémio

 

Os vencedores de cada categoria recebem um troféu e uma pequena contribuição de 2 000 EUR para ajudar os esforços de conservação no futuro.

 

Os vencedores serão convidados a escrever um pequeno artigo sobre como gastaram o dinheiro do prémio que será publicado na página do concurso. Receberão igualmente apoio logístico e financeiro para ajudar a organizar eventos promocionais em seus países de origem, com a presença de representantes de alto nível da Comissão Europeia.

 


topo

Curiosidades

 

O projecto Escola da Natureza [en], promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e apoiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), é finalista do European Natura 2000 Award na categoria Comunicação.

 


Topo 

Cerimónia de entrega

 

Os prémios são entregues numa cerimónia realizada em Bruxelas no dia 17 de Maio de 2018.

 


Topo

Saber mais

 

Sítio Internet European Natura 2000 Award [en]

Sítio Internet Rede Natura 2000 [en]

Vencedores 2016 [en]

Guia do participante [en]

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.