recomendar este canal

EDEN - Destinos Europeus de Excelência

EDEN - Destinos Europeus de Excelência
EDEN - Destinos Europeus de Excelência
Comissão Europeia

Atribuição anual

O prémio EDEN é um projeto que tem por objetivo fomentar modelos de desenvolvimento sustentável através da União Europeia. Trata-se de uma iniciativa no âmbito da qual são organizados, todos os anos, concursos nacionais destinados a seleccionar um “destino turístico de excelência” em cada um dos países participantes.

 

Este concurso europeu, destinado a promover a excelência em matéria de turismo, desenvolve-se em torno de um tema anual, escolhido, em conjunto, pela Comissão e pelas mais importantes organizações nacionais de turismo.

 

Objetivo

Como participar

Iniciativa

Saber mais

 


 

Objetivo

 

O objetivo do projeto EDEN é criar uma plataforma de intercâmbio de boas práticas a nível europeu e promover a ligação em rede dos destinos premiados, a fim de convencer outros destinos a adotar modelos de desenvolvimento turísticos sustentáveis.

 


Topo

Como participar

 

Todos os países que participam no projeto devem gerir, durante o primeiro semestre do ano, os seus próprios processos de seleção. Em primeiro lugar, devem organizar uma campanha de informação destinada aos candidatos potenciais ao concurso. Em seguida, procedem à selecção do destino vencedor, com base em uma série de critérios estabelecidos tanto a nível nacional, como a nível comunitário.

 


Topo

 Iniciativa

 

A característica principal  dos destinos selecionados é o seu compromisso com a sustentabilidade social, cultural e ambiental.

 

Os destinatários do prêmio estão destinos europeus pouco conhecidos localizados em 28 Estados-Membros e nos países candidatos.

 

O Projeto Éden ajuda a espalhar as práticas sustentáveis utilizadas nos destinos escolhidos em toda a União e para transformar esses lugares em espaços que se visitam todo o ano. O processo visa, assim, ajudar a de-congestionar os destinos turísticos mais visitados.

 


Topo

Saber mais

 

EDEN [en] Comissão Europeia

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.