recomendar este canal

Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

 Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
ver Links Links relacionados
Europa Nostra, Centro Nacional de Cultura e Clube Português de Imprensa

Atribuição anual

Atribuído pela primeira vez em 2013, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural é um galardão instituído pela Europa Nostra, pelo Centro Nacional de Cultura e pelo Clube Português de Imprensa.

 

Objetivo

Destinatários

Júri

Prémios

Vencedores

Fonte oficial

 


topo

Objetivo

 

Destacar e reconhecer o papel fundamental desempenhado pelos profissionais dos "media" na promoção do património cultural da Europa.

 


topo

Destinatários

 

Cidadãos europeus que, ao longo da sua carreira, se tenham distinguido pela atividade de divulgação, defesa e promoção do Património Cultural Europeu, nomeadamente através de obras literárias, artigos, crónicas, fotos, séries documentais, filmes e programas de rádio e/ou de televisão publicados ou emitidos nos diversos “media”.  

 

As candidaturas são propostas pelas entidades gestoras do prémio: Europa Nostra, Centro Nacional de Cultura e Clube Português de Imprensa.

 


topo

Júri

 

O Júri do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural é constituído por Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura; João David Nunes, Membro da Direcção  do Clube Português de Imprensa; Irina Subotic, Vice-Presidente da Europa Nostra; Francisco Pinto Balsemão, CEO Grupo Impresa; José-María Ballester, Ex-Director Património Cultural Conselho da Europa, Presidente da Categoria 1 do júri Prémios Europa Nostra; Marianne Ytterdal, Membro da Direção Europa Nostra e Piet Jaspaert, Membro da Direção Europa Nostra.


topo

Prémio

 

O Prémio foi anunciado, simultaneamente, em várias capitais europeias e entregue, durante uma cerimónia que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 24 de outubro de 2017.

 


topo

Vencedores

 

Em 2017, o cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema alemão Win Wenders foi o grande galardoado. Foi distinguido pelo seu contributo excecional para a comunicação da história multicultural da Europa e dos ideais europeus.

O Júri também concedeu um reconhecimento especial à deputada do Parlamento Europeu Silvia Costa, de Itália, pelo seu contributo notável para o desenvolvimento da estratégia da União Europeia sobre o património cultural e para a promoção do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

 


topo

Fonte oficial

 

Sítio Internet Centro Nacional de Cultura

Sítio Internet Europa Nostra [en]

 


 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.