Atribuído pela primeira vez em 2013, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural é um galardão instituído pela Europa Nostra, pelo Centro Nacional de Cultura e pelo Clube Português de Imprensa.
Objetivo
Destinatários
Júri
Prémios
Vencedores
Fonte oficial
topo
Objetivo
Destacar e reconhecer o papel fundamental desempenhado pelos profissionais dos "media" na promoção do património cultural da Europa.
topo
Destinatários
Cidadãos europeus que, ao longo da sua carreira, se tenham distinguido pela atividade de divulgação, defesa e promoção do Património Cultural Europeu, nomeadamente através de obras literárias, artigos, crónicas, fotos, séries documentais, filmes e programas de rádio e/ou de televisão publicados ou emitidos nos diversos “media”.
As candidaturas são propostas pelas entidades gestoras do prémio: Europa Nostra, Centro Nacional de Cultura e Clube Português de Imprensa.
topo
Júri
O Júri do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural é constituído por Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura; João David Nunes, Membro da Direcção do Clube Português de Imprensa; Irina Subotic, Vice-Presidente da Europa Nostra; Francisco Pinto Balsemão, CEO Grupo Impresa; José-María Ballester, Ex-Director Património Cultural Conselho da Europa, Presidente da Categoria 1 do júri Prémios Europa Nostra; Marianne Ytterdal, Membro da Direção Europa Nostra e Piet Jaspaert, Membro da Direção Europa Nostra.
topo
Prémio
O Prémio foi anunciado, simultaneamente, em várias capitais europeias e entregue, durante uma cerimónia que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 24 de outubro de 2017.
topo
Vencedores
Em 2017, o cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema alemão Win Wenders foi o grande galardoado. Foi distinguido pelo seu contributo excecional para a comunicação da história multicultural da Europa e dos ideais europeus.
O Júri também concedeu um reconhecimento especial à deputada do Parlamento Europeu Silvia Costa, de Itália, pelo seu contributo notável para o desenvolvimento da estratégia da União Europeia sobre o património cultural e para a promoção do Ano Europeu do Património Cultural 2018.
topo
Fonte oficial
Sítio Internet Centro Nacional de Cultura
Sítio Internet Europa Nostra [en]
Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.