recomendar este canal

Prémio Museu Europeu do Ano

Prémio Museu Europeu do Ano
Prémio Museu Europeu do Ano
ver Links Links relacionados
Conselho da Europa

Atribuição anual

Lançado em 1977 sob o alto patrocínio do Conselho da Europa, o Prémio Museu Europeu do Ano tem procurado dar maior visibilidade aos museus europeus e ao seu contributo para a sociedade.

 

O Museu Baksi na Turquia ganhou o Prémio Museu Europeu do Ano 2014. Na lista dos museus nomeados para esta edição foram incluídos dois museus portugueses - o Museu dos Transportes e Comunicações no Porto e o Museu da Baleia da Madeira.

 

Objetivo

Destinatários

Como participar

Critérios de seleção

Prémios

Fonte oficial

 


topo

Objetivo

 

O Prémio Museu Europeu do Ano procura reconhecer a excelência dos museus europeus e incentivar a adoção de processos inovadores que dinamizem a abordagem tradicional das exposições, demasiado focada nas coleções em vez de explorar os benefícios que estas podem oferecer à sociedade.

 

Paralelamente, existe o objetivo de dar maior visibilidade a museus que, apesar da sua menor dimensão e impacto mediático, têm um conceito e exposições com carácter inovador. O reforço e alargamento dos canais de comunicação entre os museus das mais diversas regiões europeias tem tido um impacto significativo neste processo.

 


topo

Destinatários

 

Os destinatários deste prémio podem ser museus que tenham aberto as suas portas ao público ao longo dos últimos três anos ou museus já estabelecidos há mais tempo, mas que tenham completado um programa substancial de renovação das instalações, modernização ou reorganização das suas exposições no decorrer dos últimos três anos.

 

Também podem concorrer exposições semi-permanentes ou temporárias. Contudo, estas devem permanecer ativas durante o período estipulado para a visita do júri (verão - início do outono de 2013) até, pelo menos, o final de maio de 2014.

 


topo

Como participar

 

Os museus que pretendam candidatar-se devem preencher um formulário em linha. A inscrição implica o envio de um documento em anexo com a descrição e objetivos do projeto, que não poderá exceder as 1500 palavras. A candidatura deve ser submetida em inglês até ao próximo dia 25 de junho.

 

Para além da candidatura, os museus candidatos devem enviar um conjunto de materiais e recursos de suporte:

 

  • Imagens (serão apenas aceites imagens em formato digital);
  • Outros materiais em formato digital que o museu candidato ache relevante enviar juntamente com a sua candidatura. Estes podem incluir versões eletrónicas de brochuras do museu, panfletos ou catálogos;
  • Uma cópia da transferência bancária referente ao pagamento da taxa de inscrição no valor de 500 EUR;
  • Uma lista com todo o material digital enviado com a candidatura. A informação enviada deve identificar de forma clara o nome do museu e o ano.

 


topo

Critérios de seleção

 

A seleção do vencedor obedece a um conjunto de critérios que foi revisto pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa em 2011:

 

  • promover o respeito pelos direitos humanos e valores democráticos;
  • manutenção de um conceito de museu aberto e inclusivo, capaz de criar pontes entre culturas, ultrapassando fronteiras sociais e políticas;
  • introduzir um método de administração e gestão que permita o acesso de todos à cultura;
  • conjugar a identidade local do museu com a apresentação de uma perspetiva europeia;
  • criar condições de acesso ao maior número de público possível, por intermédio do desenvolvimento de programas que envolvam pessoas de todas idades;
  • disponibilizar boa informação e acesso a diversas tecnologias de comunicação;
  • promover o debate cultural entre os visitantes sobre cidadania.

 


topo

Prémios

 

O museu que melhor responder aos vários critérios de seleção recebe o Prémio Museu Europeu do Ano. Regra geral, este prémio é entregue ao museu que melhor conseguiu conjugar uma abordagem criativa e inovadora das suas exposições com a criação de uma atmosfera única capaz de atrair e satisfazer o público.

 

Para além do vencedor do Prémio do Museu Europeu do Ano, a organização do concurso concede outras quatro distinções:

 

  • Prémio do Conselho da Europa
  • Prémio Kenneth Hudson
  • Prémio Silletto
  • Menções honrosas

 

O Prémio Museu Europeu do Ano já foi conquistado por três museus portugueses:

  • Museu da Água Manuel da Maia, em Lisboa (1990)
  • Museu de Portimão (2010)
  • Museu Machado de Castro, em Coimbra (2013) - Prémio Kenneth Hudson

 


topo

Fonte oficial

 

Sítio do concurso

Sítio oficial do European musuem of the year [en]

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.