recomendar este canal

O Dia da Europa com o CIEJD

O Dia da Europa com o CIEJD
O Dia da Europa com o CIEJD
ver Links Links relacionados
9 de maio

Saiba como o CIEJD participou nas comemorações do Dia da Europa.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) associou-se uma vez mais às comemorações do 9 de maio - Dia da Europa, levando a cabo um conjunto de diferentes iniciativas.

 

Conteúdos pedagógicos - Dia da Europa

 

Aproveitando as celebrações do Dia da Europa, o CIEJD produziu um flyer e uma apresentação alusivos ao dia 9 de maio, a partir de um conjunto diversificado de conteúdos que são concebidos a nível interno tendo em vista o apoio à sua atividade de formação e de animação pedagógica.

 

Os conteúdos disponibilizados são orientados para diferentes públicos-alvo e foram desenvolvidos em diferentes formatos e suportes, procurando despertar o interesse dos jovens e dos cidadãos em geral para uma participação informada na construção da União Europeia.

 

Bolsa do Empreendedorismo

 

O CIEJD esteve presente na denominada «Bolsa do Empreendedorismo», iniciativa organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o Gabinete do Parlamento Europeu, em parceria com a Universidade de Lisboa e enquadrada na Semana do Empreendedorismo da Câmara Municipal de Lisboa. O evento decorreu ao longo do dia 9 de maio, entre as 9h30 e as 19h30, na Aula Magna da Universidade de Lisboa.

 

O CIEJD irá estar presente no evento, partilhando o stand com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

 

Entrega do Prémio Jacques Delors 2012

 

Aproveitando as comemorações do 9 de maio - Dia da Europa, o CIEJD promoveu nesta data a entrega do Prémio Jacques Delors 2012, atribuído à obra intitulada «A responsabilidade civil do Estado-legislador por violação do Direito da União Europeia – breves notas sobre o caso português».

 

A sessão, que decorreu a partir das 17 horas, na Biblioteca Jacques Delors - Reitoria da Universidade de Lisboa, contou com a presença do Diretor-Geral dos Assuntos Europeus, Francisco Duarte Lopes, e da autora, Sophie Perez Fernandes, tendo a apresentação da obra vencedora ficado a cargo da Profª Doutora Alessandra Silveira, da Universidade do Minho.

 

Atividades integradas no Plano de Comunicação 2012/2013

 

Por ocasião do 9 de maio - Dia da Europa, foram dinamizadas atividades integradas nos projetos lançados no âmbito do Plano de Comunicação 2012/2013 sobre a União Europeia, gerido pelo CIEJD na qualidade de Organismo Intermediário da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia:

 

Tarde em família - Dia 9 de maio, Praça da República, Viseu, a partir das 14h30

Ação de Rua Envolve-te+ - Dia 9 de maio, Aveiro, entre as 15h00 e as 00h30

Challenge4You - Dia 10 de maio, Universidade Intergeracional Fernando Pessoa, Porto (integrado nas Comemorações do Dia da Europa no Porto)

Challenge4You - Dia 10 de maio, Palácio dos Desportos, Torres Novas, entre as 9h00 e as 16h30 (integrado nas Comemorações do Dia da Europa em Torres Novas)

 

Saiba mais conhecendo o calendário de eventos associados à Parceria de Gestão.

 

Oficina de Formação - Fontes de Informação sobre a União Europeia

 

No dia 9 de maio, pelas 10h30, na «Escola do Futuro» da Fundação Portuguesa das Comunicações, o CIEJD promoveu uma Oficina de Formação - Fontes de Informação sobre a União Europeia, na qual participou uma turma da Escola Profissional da Moita.

 

Organizada pelo CIEJD e pela Fundação Portuguesa das Comunicações no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos 2013, esta Oficina é direcionada a alunos do ensino secundário e profissional e visa proporcionar aos jovens um mapa de referência na Web que lhes permita conhecer e utilizar, de forma credível e consolidada, os sítios com informação relevante sobre a UE que contribua para o aprofundamento do conhecimento sobre os direitos e deveres dos cidadãos europeus e sobre o exercício da cidadania europeia.

 

Outras atividades formativas

 

No âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos 2013 e também por ocasião das comemorações do Dia da Europa, o CIEJD vai promover, em parceria com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, um conjunto de sessões de formação sobre cidadania europeia. Esta iniciativa irá decorrer durante a semana de 13 a 17 de maio, na Sala de Formação Jacques Delors, e integra sessões para adultos e para alunos do ensino básico e secundário. 

 

O CIEJD participou igualmente na «Semana da Europa» organizada pela Escola Secundário de Alcochete, promovendo uma sessão de informação subordinada ao tema do «Ano Europeu dos Cidadãos». A sessão decorreu no dia 10 de maio, pelas 15 horas.

 

Mostra bibliográfica - «Património e História»

 

No âmbito das comemorações do 9 de maio - Dia da Europa, o CIEJD, através da Biblioteca Jacques Delors, em colaboração com o Centro de Documentação Europeia da Universidade de Lisboa, está a promover uma Mostra bibliográfica subordinada ao tema «Património e História».

 

Esta iniciativa irá decorrer durante todo o mês de maio, no átrio e área interior da Biblioteca Jacques Delors, no edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

Outras atividades

 

Escola-Piloto integrada no Projeto ELOS, a Escola Secundária de Francisco Franco, no Funchal, organizou a «Semana da Europa», no âmbito da qual foram desenvolvidas um conjunto de atividades que pretenderam assinalar o 9 de maio - Dia da Europa. 

 


 

Sobre o 9 de maio - Conheça a história

 

No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman apresentou a «Declaração Schuman», uma proposta para a criação de uma Europa organizada, um requisito indispensável para a manutenção da paz na Europa.

 

A «Declaração Schuman» é considerada a rampa de lançamento do projeto europeu e o começo do que é hoje a União Europeia.

 

Atualmente o dia 9 de maio tornou-se um marco da construção europeia - o Dia da Europa - que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única, exprime simbolicamente o ideal do projeto europeu. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e celebrações que ajudam à aproximação da Europa aos seus cidadãos e os povos da União entre si.

 

O Dia da Europa nasceu, oficialmente, no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

 

Saiba mais...

 

Dia da Europa - A história 

Dia da Europa - Os cartazes

 


 

Saiba como CIEJD festeja o Dia da Europa, ano a ano

 

Desde a sua inauguração, em 1995, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, celebra esta data, considerando que este é também o seu dia.

 

Saiba mais...

 

Dia da Europa: como festejamos, ano a ano