recomendar este canal

Prémios Europeus de Promoção Empresarial

Prémios Europeus de Promoção Empresarial
Prémios Europeus de Promoção Empresarial
ver Links Links relacionados
Comissão Europeia

Atribuição anual

Desde a primeira edição em 2006, que os PEPE são uma forma de a Comissão Europeia incentivar o desenvolvimento de uma cultura empreendedora no seio da UE.

 

Objetivo

Destinatários

Categorias

Como participar

Critérios de seleção

Prémios

CIEJD nos PEPE

Vencedores 2017

Mais informação

 


Topo

Objetivo

 

Os prémios têm como finalidade identificar e reconhecer atividades e iniciativas de sucesso que visem a promoção de empresas e do empreendedorismo em toda a Europa. Paralelamente, existe a intenção não só de divulgar exemplos de boas políticas e práticas de empreendedorismo, mas também de sensibilizar os europeus para o valor acrescentado que o empreendedorismo pode oferecer à economia.

 


Topo

Destinatários

 

As entidades elegíveis podem ser organizações nacionais, municípios, cidades, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.

 

A competição é aberta às entidades públicas da UE, bem como aos países associados no Programa COSME.

 

Iniciativas de dimensão transfronteiriça poderão ser aceites, na fase europeia do concurso, desde que nomeadas em conjunto por todos os países envolvidos.

 


topo

Categorias

 

São seis as categorias a concurso:

  1. Promoção do espírito de empreendedorismo;
  2. Investimento nas competências de empreendedorismo;
  3. Desenvolvimento do ambiente empresarial;
  4. Apoio à internacionalização das empresas;
  5. Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos;
  6. Empreendedorismo responsável e inclusivo.

 


Topo

Como participar

 

Existem duas fases de seleção. Os participantes só podem ser admitidos nos Prémios Europeus depois de passarem numa seleção inicial, feita a nível nacional.

 

A candidatura a nível nacional deve ser feita através do preenchimento do formulário de candidatura e enviada (em formatos PDF e Word) para o seguinte endereço eletrónico: premioseuropeus@iapmei.pt.

 


Topo

Critérios de seleção

 

Serão seleccionados um máximo de dois candidatos por país para estarem presentes na competição europeia. Os critérios que definem a selecção são:

 

  • Originalidade e exequibilidade;
  • Impacto que possuírem na economia local;
  • A melhoria nas relações dos investidores locais;
  • Transferibilidade do projeto para outras regiões.

 


Topo

Prémios

 

Todos os nomeados dos concursos nacionais e europeus serão convidados a estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios, que reconhece os vencedores pelos respetivos esforços e lhes proporciona a oportunidade de se darem a conhecer num ambiente pan-europeu.

 


Topo

CIEJD nos PEPE

 

Na edição de 2015, o CIEJD recebeu pelo seu projecto ON - Oportunidades de Negócio na União Europeia a Menção Honrosa na categoria «Apoio à Internacionalização das Empresas».

 


topo

Vencedores 2017

 

Os dois vencedores nacionais da edição de 2017 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial foram: Madeira Vintners, um projeto de empreendedorismo no feminino na área vitivinícola, e o Concurso de Ideias para Jovens – Mundar: Muda o teu Mundo, uma parceira do Alto Comissariado para as Migrações com a Fundação Calouste Gulbenkian.

 


Topo

Mais informações

 

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.