recomendar este canal

Variações sobre a Europa

Variações sobre a Europa
Variações sobre a Europa
ver Links Links relacionados
Eventos para o público em geral

Setepés.

O projeto «Variações sobre a Europa» tem por objetivo primordial interpelar os cidadãos com algumas das questões críticas que marcam hoje a dimensão cultural e cívica da União Europeia, incorporando uma abordagem que se baseia na produção de produtos culturais com uma forte dimensão expressiva e criativa.

 

Objetivo

 

Interpelar os cidadãos com algumas das questões críticas que marcam hoje a dimensão cultural e cívica da União Europeia.

 

Temas em discussão

 

As temáticas a serem abordadas ao longo da ação são essencialmente quatro:

 

  • «Este País não é para Velhos?» (Desafios da Demografia)
  • «A pele que habito» (Responsabilidade Cultural Europeia)
  • «Quo Vadis Europa?» (Juventude e (des)Emprego)
  • «Cidadão em Ação» (Cidadania e Participação)

 

Ações do projeto

 

O enfoque escolhido neste projeto justifica tanto a opção pela organização de workshops e oficinas práticas (de escrita criativa, de produção vídeo, de elaboração de fanzines, etc), como a escolha de instituições culturais, particularmente dos seus serviços educativos e dos seus programas de voluntariado, como parceiros (assegurando uma parte significativa do contacto direto com os cidadãos).

 

Garante-se assim, duplamente, uma abordagem inclusiva dos cidadãos, que tomam contacto com o projeto sempre de forma participada, e enquadrada num contexto com significado (não representando apenas um contacto passivo ou avulso). As instituições culturais com um compromisso mais relevante com a iniciativa assumirão o papel de Embaixadoras do projecto Europeu, mediante a assinatura de um protocolo de parceria.

 

O projeto teve início com a conferência «Variações sobre a Europa – 4 Temas em Azul Europa», onde foram abordadas as quatro temáticas fundamentais e lançado o mote para as restantes atividades, e terminará com a organização de um evento público, com cobertura mediática, em que os mesmos especialistas responsáveis pela produção inicial de ideias/inquietações/ conteúdos são convidados a ver os resultados de todo o projeto. Uma vez mais numa instituição cultural, serão expostos os postais e os fanzines, exibidos os vídeos/curtas-metragens e será possível descarregar os podcasts para os smartphones dos visitantes.

 

Público-alvo

 

Público em geral.

 

Participação

 

A participação nas iniciativas do projeto é livre e gratuita.

 

Na Internet

 

Sítio Web | Facebook

 


Última atualização: 2012-12-10


 

A propriedade das ações – incluindo os direitos de propriedade industrial e intelectual obtidos no âmbito da execução do contrato – é exclusiva da Comissão Europeia.

Aviso legal e exoneração de responsabilidade

A Comissão Europeia não pode, em circunstância alguma ou a título algum, ser responsabilizada pelo conteúdo, pela execução das ações, incluindo os textos de divulgação e a informação disponibilizada nos sites.

 

Logótipo da Representação da Comissão Europeia em Portugal Logótipo do Centro de Informação Europeia Jacques Delors
  O CIEJD enquanto Organismo Intermediário no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal.