recomendar este canal

Participar para Crescer

Participar para Crescer
Participar para Crescer
ver Links Links relacionados
Eventos para o público em geral

CRIAMAGIN

O projeto «Participar para Crescer» consiste na realização de um conjunto de eventos que visam levar a informação ao público de modo informal, procurando tirar partido do elemento entretenimento/lazer para suscitar o interesse e o envolvimento dos cidadãos no projeto europeu.

 

Objetivo

 

Esta iniciativa tem por objetivo sensibilizar os cidadãos para a relevância do tema «Participar para Crescer», bem como informar, debater e mobilizar os cidadãos para uma participação mais ativa no quotidiano da UE, evidenciando os possíveis contributos para o crescimento económico e o reforço da competitividade em Portugal e na Europa.

 

Temas em discussão

 

Entre os temas abordados, destacam-se os seguintes:

 

  • inovação
  • criatividade
  • empreendedorismo
  • internacionalização da economia
  • as vantagens do Mercado Único
  • o papel da sociedade enquanto promotora de crescimento

 

Ações do projeto

 

Estão previstas as seguintes ações:

 

  • «Ai, esta Europa!»– Realizado no dia 9 de novembro, tratou-se de um espetáculo de música e comédia, que pretendeu apostar na interatividade com o público. Com conteúdos trabalhados por especialistas e adaptados pelos atores, procurou traduzir uma abordagem lúdica mas rigorosa dos temas propostos. O espetáculo foi filmado e será disponibilizado em vários formatos, nomeadamente: sítio Web do projeto, página Facebook, página youtube, MEO Canal e será objeto de vídeo projeções nos restantes eventos da ação.
  • Jantares da Europa – Em parceria com escolas que lecionam cursos de restauração e hotelaria, estão previstos 4 jantares, a realizar em diferentes regiões do país, que dão a conhecer “pratos europeus” e simultaneamente convidam os participantes , envolvendo autoridades locais, a debater matérias relativas à temática «Participar para Crescer».
  • Tardes em família – Em 5 municípios diferentes são dinamizadas tardes para famílias, com modelagem de balões e pinturas faciais, insufláveis, passatempos pedagógicos, balcão com acesso à Internet para apresentação do projeto e projeção do espetáculo.
  • Passatempo – Em todos os eventos do projeto, é disponibilizado um bilhete para os cidadãos preencherem com uma frase ou imagem sobre o tema «Mensagem à Europa». As melhores frases serão votadas no Facebook, através da ferramenta LIKE. À mensagem mais votada será oferecido um Tablet PC e experiências «A Vida é Bela» ao segundo e terceiro lugares.

 

Localização

 

O projeto contempla a realização de iniciativas em 10 distritos do País.

 

Participação

 

A participação nas iniciativas do projeto é livre e gratuita.

 

Na Internet

 

Sítio Web | Facebook | Youtube

 


Última atualização: 2013-02-12


 

A propriedade das ações – incluindo os direitos de propriedade industrial e intelectual obtidos no âmbito da execução do contrato – é exclusiva da Comissão Europeia.

Aviso legal e exoneração de responsabilidade

A Comissão Europeia não pode, em circunstância alguma ou a título algum, ser responsabilizada pelo conteúdo, pela execução das ações, incluindo os textos de divulgação e a informação disponibilizada nos sites.

 

Logótipo da Representação da Comissão Europeia em Portugal Logótipo do Centro de Informação Europeia Jacques Delors
  O CIEJD enquanto Organismo Intermediário no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal.