recomendar este canal

be IN - Participar para Crescer

«be IN - Participar para Crescer»
«be IN - Participar para Crescer»
ver Links Links relacionados
Ações de Formação / Debates

AIP-CCI - Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria.

O projeto «be IN - Participar para Crescer» consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações que, de uma forma apelativa e pragmática, leve a sociedade, particularmente a das regiões, a estar dentro das temáticas que determinam o Futuro de Portugal e da Europa abandonando assim o seu «lado de espectadores» para entrarem no grande ecrã da discussão pública, da troca de ideias, informação e opiniões, como contributo activo para a prossecução de políticas orientadas para o crescimento económico e o reforço da economia Europeia.

 

Objetivo

 

O projeto pretende contribuir para despertar o espírito crítico e criar novas competências nos cidadãos, promovendo uma sociedade mais informada e participativa e com um comportamento mais proactivo.

 

Paralelamente, visa informar os participantes sobre as orientações e medidas da UE no sentido de alcançar a estabilidade financeira, a consolidação fiscal, a correcção dos desequilíbrios sócio económicos e promoção do crescimento, a favorecer o empreendedorismo, a inovação e a educação económica e financeira.

 

Temas em discussão

 

Ainda que se pretenda que os temas em debate no âmbito deste projeto sejam definidos em função dos interesses de cada região, estes sub-temas estarão sempre associados às seguintes temáticas centrais:

 

  • Crescimento e reforço da competitividade (inovação, criatividade, empreendedorismo e internacionalização);
  • O impacto do Mercado Único: a nível económico e na vida dos cidadãos;
  • A sociedade enquanto promotora do crescimento – cidadãos, entidades/organizações, Estado.

 

Ações do projeto

 

As ações decorrem em quatro momentos complementares:

 

  • Imersão dos Participantes nas temáticas em debate através de contacto online no site Be In e nas Redes Sociais (Facebook e Linkedin);
  • 14 Fóruns de Discussão Regionais em diferentes cidades do país (constituídos por 4 momentos complementares onde será discutida uma temática previamente definida – Sessão de Debate; Workshops; Speakers Corner e Futoroscópio), com o objectivo de mobilizar 1400 participantes diretos;
  • Follow-up de temáticas discutidas nos fóruns e animação de comunidades online (Site Be In; Facebook e Linkedin); divulgação de 14 vídeos dos fóruns regionais;
  • Criação e Promoção do Jogo “Be Interactive - Aprendizagem Game Based”, com prémio para melhor Jogador.

 

Localização

 

Os Fóruns serão realizados em Bragança, Porto, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Leiria, Évora, Portalegre, Lisboa, Loulé, Açores e Madeira.

 

Público-alvo

 

Cidadãos: empresários, quadros-técnicos de empresas da região, da administração pública e de outras instituições regionais; estudantes e licenciados do ensino superior; jornalistas, bloggers e opinion-makers.

 

Participação

 

A participação nas iniciativas do projeto é livre e gratuita, estando sujeita a inscrição ou registo.

 

Na Internet

 

Sítio Web | Facebook | Twitter

 


Última atualização: 2012-12-04


 

A propriedade das ações – incluindo os direitos de propriedade industrial e intelectual obtidos no âmbito da execução do contrato – é exclusiva da Comissão Europeia.

Aviso legal e exoneração de responsabilidade

A Comissão Europeia não pode, em circunstância alguma ou a título algum, ser responsabilizada pelo conteúdo, pela execução das ações, incluindo os textos de divulgação e a informação disponibilizada nos sites.

 

Logótipo da Representação da Comissão Europeia em Portugal Logótipo do Centro de Informação Europeia Jacques Delors
  O CIEJD enquanto Organismo Intermediário no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal.