recomendar este canal

Prémio Nobel da Paz 2012

Prémio Nobel da Paz 2012
Prémio Nobel da Paz 2012
Galardão atribuído à União Europeia

Comité Nobel norueguês distingue o compromisso do projeto europeu com o aprofundamento da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa.  

A 12 de outubro de 2012, a A União Europeia foi distinguida pelo Comité Nobel norueguês com o Prémio Nobel da Paz 2012, «pela sua contribuição para a paz e reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa» durante as seis décadas da sua existência.

 

Segundo o comité, «o terrível sofrimento da Segunda Guerra Mundial demonstrou a necessidade de uma nova Europa. Durante 70 anos, Alemanha e França estiveram em guerra por três vezes. Hoje, uma guerra entre Alemanha e França é impensável. Isso mostra como, através de um esforço constante e da construção de uma confiança mútua, inimigos históricos podem-se tornar parceiros».

 

Numa declaração conjunta, os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, Herman Van Rompuy e José Manuel Barroso, afirmaram que «este prémio representa o mais significativo reconhecimento dos fundamentos políticos que sustentam a nossa União: o esforço singular dos Estados europeus em ultrapassar a guerra e as divisões e construir conjuntamente um continente de paz e prosperidade. É um prémio não apenas para o projeto e para as instituições que exprimem o interesse comum, mas também para os 500 milhões de cidadãos que vivem na nossa União».

 

Saiba mais...

 

Sítio Web do Prémio Nobel: Prémio Nobel da Paz 2012

Sítio Web do Conselho: Declaração conjunta do Presidente do Conselho Europeu e do Presidente da Comissão Europeia [en]

 


Última atualização: 2012-10-12