recomendar este canal

Direitos dos passageiros

Direitos dos passageiros: aplicação para «smartphone»
Direitos dos passageiros: aplicação para «smartphone»
Nova aplicação para «smartphone»

Nova aplicação para telemóveis informa os passageiros sobre os seus direitos.

Através do recurso a uma nova aplicação para «smartphone», os cidadãos podem agora conhecer, facilmente e instantaneamente, os seus direitos enquanto passageiros. 

 

Aproveitando a proximidade das férias de verão, a Comissão Europeia lançou uma aplicação para telemóveis que funciona em quatro plataformas móveis: Google Android, iPhone, iPad e Windows Phone. A aplicação está disponível em 25 línguas, abrangendo todos os modos de transporte na UE: avião, comboio, autocarro e navio.

A aplicação incorpora também funcionalidades para os utilizadores com deficiência visual (nos dispositivos compatíveis) e fica guardada no seu próprio dispositivo móvel, evitando que tenha de se ligar à Internet cada vez que a queira usar.

 

Como funciona?

 

Para cada potencial problema, a aplicação dá informações claras e concisas sobre os direitos dos passageiros na União Europeia. Graças ao formato de perguntas e respostas, é fácil identificar o problema e informar-se sobre os seus direitos e as opções disponíveis.

 

Nos casos em que os cidadãos considerem que os seus direitos de passageiro não foram respeitados, a aplicação também fornece informações sobre quem contactar para apresentar queixa. Durante uma situação de emergência a aplicação pode também divulgar informações e recomendações da Comissão Europeia aos viajantes.

 

Esta aplicação, que faz parte da campanha da Comissão intitulada «Direitos de passageiro», pode ser transferida através das seguintes ligações:

 

 

Saiba mais...

 

Sítio Web da Comissão Europeia: «Os seus direitos de passageiro»