recomendar este canal

Futurália

Futurália 2012
Futurália 2012
ver Links Links relacionados
Salão de oferta formativa, formação e empregabilidade

14 a 17 de março de 2012, FIL, Parque das Nações.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) esteve presente na Futurália - Salão de oferta formativa, formação e empregabilidade, que se realizou entre os dias 14 e 17 de março de 2012, na FIL, no Parque das Nações - Lisboa.

 

União Europeia em Portugal - stand

 

O CIEJD esteve representado no stand «União Europeia em Portugal», integrando o espaço comum que a Representação da Comissão Europeia em Portugal organizou, com a colaboração do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, e para o qual contou, por sua vez, com o apoio da Direção-Geral de Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão e Direção-Geral da Educação e da Cultura da Comissão Europeia, através da iniciativa emblemática Juventude em Movimento.

 

Este espaço foi concebido com o propósito de dar a conhecer a União Europeia aos jovens, nomeadamente as oportunidades de emprego, educação e formação, tendo atraído centenas de visitantes ao longo dos quatro dias em que decorreu a edição de 2012 da Futurália.

 

O CIEJD esteve empenhado na divulgação e apresentação das suas atividades e serviços, em particular: o projeto «Trabalhar na UE»; as candidaturas a fundos e programas nacionais e europeus, estágios e bolsas; as edições do CIEJD (revista Europa Novas Fronteiras e Prémio Jacques Delors); e a nova localização da Biblioteca Jacques Delors.

 

Projeto «Trabalhar na UE»

 

Merece particular destaque a afluência ao stand de vários jovens, sobretudo universitários e recém-licenciados, interessados em conhecer melhor o sítio www.trabalharnauniaoeuropeia.eu e em obter esclarecimentos sobre as oportunidades de emprego nas instituições europeias.

 

Ciente da relevância que o tema tem para uma parte do público-alvo da Futurália, sobretudo os jovens que frequentam a fase final da licenciatura ou que já concluíram um ou mais ciclos de estudos universitários, o CIEJD promoveu duas sessões de informação sobre este projeto, cujo objetivo foi informar e esclarecer sobre os concursos gerais de ingresso e o processo de recrutamento para as instituições da União Europeia.

 

Neste contexto, o CIEJD foi ainda convidado a apresentar os elementos estruturantes do projeto «Trabalhar na UE» no âmbito de uma entrevista à SJ Rádio, que esteve a conduzir a sua emissão no recinto da Futurália durante os dias de realização do certame.

 

Iniciativas realizadas no âmbito do Parceria de Gestão

 

A presença do CIEJD na Futurália foi igualmente aproveitada para dar destaque a iniciativas realizadas no âmbito do Parceria de Gestão estabelecida entre a Comissão Europeia e o Governo Português, de que o CIEJD é organismo intermediário.

 

Exemplo disso foi a promoção de uma Flash Mob subordinada ao tema «Todos somos Europa», parte integrante do projeto desenvolvido pela I-Zone, que teve lugar no dia 15 março e que contou com a enérgica participação da Escola EB 2/3 de Avintes.

 

Iniciativa «Momento Europeu»

 

Na tarde do dia 15 de março, teve lugar o «Momento Europeu», iniciativa que - conjugando apresentações, testemunhos e sessões de informação e esclarecimento - visou promover um olhar integrador e abrangente sobre os projetos e oportunidades proporcionadas pela UE, suas instituições e programas, na perspetiva dos mais jovens.

 

A convite do CIEJD, estiveram presentes no «Momento Europeu» alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa.

 

Atividades complementares

 

Ainda no âmbito da sua participação na Futurália, o CIEJD promoveu atividades complementares que visaram dar a conhecer não só projetos por si desenvolvidos, mas também projetos com os quais o CIEJD se encontra associado, enquanto parceiro.

 

Neste aspeto, merecem destaque a sessão de apresentação do Projeto GREAT (Game-based Research in Education and Action Training), que visou promover um conjunto de diálogos e conversas informais a partir de casos, situações, exemplos e contextos, com o propósito de clarificar os objetivos e a metodologia empregue na condução do projeto, bem como a sessão sobre «Aprendizagem do futuro – Rede Pt Learning Working Group», que debateu o tema «Como estão as organizações a preparar a aprendizagem do futuro?», proporcionando ainda as condições para que se promovesse uma interessante reflexão, quer sobre as características e principais finalidades da Rede Nacional 'Lwg@pt', quer sobre o horizonte futuro do projeto.

 

Paralelamente, o CIEJD, no âmbito de uma parceria com o European Centre for the Development of Vocational Training (Cedefop), iniciou ainda a divulgação das Briefing Notes (Notas Informativas) editadas pelo Cedefop, garantindo assim a disseminação de informação relevante, em língua portuguesa, no domínio do desenvolvimento do ensino e formação profissionais na União Europeia.

 


 

O CIEJD na edição de 2012 da Futurália

 

O CIEJD na Futurália: stand UE em Portugal

 

O stand da União Europeia em Portugal, reunindo o CIEJD, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

 

O CIEJD na Futurália: sessão «Trabalhar na UE»

 

Sessão de informação «Trabalhar na UE», que decorreu no âmbito da iniciativa «Momento Europeu».

 

O CIEJD na Futurália: entrevista à SJ Rádio

 

Entrevista dada pelo CIEJD à SJ Rádio, a respeito do projeto «Trabalhar na UE».

 

O CIEJD na Futurália: apresentação Projeto GREAT

 

Sessão de apresentação do Projeto GREAT (Game-based Research in Education and Action Training).

 

O CIEJD na Futurália: Flash Mob «Todos somos Europa»

 

Flash Mob «Todos somos Europa», da responsabilidade da I-Zone, que contou com a participação da Escola EB 2/3 de Avintes.

 


Última atualização: 2012-03-19