recomendar este canal

Prémio Jacques Delors 2011

Prémio Jacques Delors
Prémio Jacques Delors
ver anexos
Anexos
Documento PDF
Convite (72KB)
ver Links Links relacionados
Cerimónia de atribuição

21 de Outubro de 2011, 17h30, CIEJD, Palacete do Relógio, Cais do Sodré

No passado dia 21 de Outubro, pelas 17h30, teve lugar a cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors 2011, nas instalações do CIEJD, no Palacete do Relógio, ao Cais do Sodré, em Lisboa.

 

A obra vencedora deste ano tem por título «Entre a Estratégia de Lisboa e a Europa 2020. Para onde caminha o Modelo Social Europeu?» e é da autoria de Paulo Marques.

 

Esta obra pretende analisar a coesão social na União Europeia no período 2000-2010, a relação entre a coesão social e a multiplicidade de dimensões que com ela interagem e reflectir sobre o modelo que está a ser construído na UE, face aos resultados alcançados e à análise das causas que o sustentam.

 

O Prémio compreendeu ainda a atribuição de duas menções honrosas: à obra «Os oceanos e mares europeus como móbil da relevância da União Europeia no mundo global do século XXI: a capacidade performativa da política marítima europeia», de autoria de Maria Fernandes Teixeira, e à obra «O princípio do nível mais elevado de protecção dos direitos fundamentais na União Europeia» de Mariana Canotilho.

 

A cerimónia de apresentação da obra vencedora, menções honrosas e atribuição do Prémio contou com a presença de Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus e de José Silveira Godinho, Administrador do Banco de Portugal.

 

Este Prémio tem o apoio financeiro do Banco de Portugal e a obra vencedora é publicada em co-edição com a Princípia.

 

Prémio Jacques Delors

 

Esta é a 14.ª edição do Prémio Jacques Delors desde a sua instituição em 1996. A distinção tem por objectivo incentivar o aparecimento de obras inéditas sobre a União Europeia, em língua portuguesa. Abrange teses de mestrado e de doutoramento que não tenham sido objecto de publicação e é atribuído por um júri constituído por personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito científico.

 

Saber mais | Prémio Jacques Delors

 


 

Composição da mesa da cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors

 

Composição da mesa da cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors

 

Da esquerda para a direita: José Silveira Godinho, Administrador do Banco de Portugal, Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus e Clotilde Camara Pestana, Directora do CIEJD.

 


 

Intervenção na cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors

 

Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus

 

Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus

 


 

A Mesa da cerimónia e o laureado, Paulo Marques

 

Paulo Marques na recepção do Prémio Jacques Delors

 

Da esquerda para a direita: José Silveira Godinho, Administrador do Banco de Portugal, Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus, Clotilde Camara Pestana, Directora do CIEJD, e Paulo Marques, vencedor do Prémio Jacques Delors 2011.

 


 

A Mesa da Cerimónia e a vencedora de uma Menção Honrosa, Maria Fernandes Teixeira

 

Maria Fernandes Teixeira na atribuição da Menção Honrosa do Prémio Jacques Delors 2011

 

Da esquerda para a direita: José Silveira Godinho, Administrador do Banco de Portugal, Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus, Clotilde Camara Pestana, Directora do CIEJD, e Maria Fernandes Teixeira, vencedora de uma Menção Honrosa do Prémio Jacques Delors 2011.

 


Última actualização: 2011-10-25