No passado dia 21 de Outubro, pelas 17h30, teve lugar a cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors 2011, nas instalações do CIEJD, no Palacete do Relógio, ao Cais do Sodré, em Lisboa.
A obra vencedora deste ano tem por título «Entre a Estratégia de Lisboa e a Europa 2020. Para onde caminha o Modelo Social Europeu?» e é da autoria de Paulo Marques.
Esta obra pretende analisar a coesão social na União Europeia no período 2000-2010, a relação entre a coesão social e a multiplicidade de dimensões que com ela interagem e reflectir sobre o modelo que está a ser construído na UE, face aos resultados alcançados e à análise das causas que o sustentam.
O Prémio compreendeu ainda a atribuição de duas menções honrosas: à obra «Os oceanos e mares europeus como móbil da relevância da União Europeia no mundo global do século XXI: a capacidade performativa da política marítima europeia», de autoria de Maria Fernandes Teixeira, e à obra «O princípio do nível mais elevado de protecção dos direitos fundamentais na União Europeia» de Mariana Canotilho.
A cerimónia de apresentação da obra vencedora, menções honrosas e atribuição do Prémio contou com a presença de Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus e de José Silveira Godinho, Administrador do Banco de Portugal.
Este Prémio tem o apoio financeiro do Banco de Portugal e a obra vencedora é publicada em co-edição com a Princípia.
Prémio Jacques Delors
Esta é a 14.ª edição do Prémio Jacques Delors desde a sua instituição em 1996. A distinção tem por objectivo incentivar o aparecimento de obras inéditas sobre a União Europeia, em língua portuguesa. Abrange teses de mestrado e de doutoramento que não tenham sido objecto de publicação e é atribuído por um júri constituído por personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito científico.
Saber mais | Prémio Jacques Delors
Composição da mesa da cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors

Da esquerda para a direita: José Silveira Godinho, Administrador do Banco de Portugal, Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus e Clotilde Camara Pestana, Directora do CIEJD.
Intervenção na cerimónia de atribuição do Prémio Jacques Delors

Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus
A Mesa da cerimónia e o laureado, Paulo Marques

Da esquerda para a direita: José Silveira Godinho, Administrador do Banco de Portugal, Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus, Clotilde Camara Pestana, Directora do CIEJD, e Paulo Marques, vencedor do Prémio Jacques Delors 2011.
A Mesa da Cerimónia e a vencedora de uma Menção Honrosa, Maria Fernandes Teixeira

Da esquerda para a direita: José Silveira Godinho, Administrador do Banco de Portugal, Rui Macieira, Director-geral dos Assuntos Europeus, Clotilde Camara Pestana, Directora do CIEJD, e Maria Fernandes Teixeira, vencedora de uma Menção Honrosa do Prémio Jacques Delors 2011.
Última actualização: 2011-10-25