recomendar este canal

Untitle

Exposição Untitle
Exposição Untitle
ver Links Links relacionados
Exposição itinerante de pintura

28 de Abril a 13 de Maio de 2011, 10h - 18h (segunda a sexta), CIEJD, Palacete do Relógio, Cais do Sodré

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) acolheu nas suas instalações a exposição Untitle, promovida pela Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência (ANACED). A exposição esteve patente no átrio do CIEJD, no Palacete do Relógio, ao Cais do Sodré, em Lisboa, de segunda a sexta, entre as 10h e as 18h.

 

A inauguração da exposição Untitle teve lugar no dia 28 de Abril, num evento que decorreu pelas 17h30, e que marcou também o encerramento da sua itinerância. Na mesma ocasião, teve lugar um espaço de reflexão sobre «A participação activa na arte dos cidadãos com deficiência», que abordou a temática da inclusão dos cidadãos com deficiência no contexto europeu.

 

Sobre a Exposição Untitle

 

Trata-se de uma exposição composta por um conjunto de 15 obras sem título, onde se pretende levar os visitantes da exposição a apreciar, explorar e interagir com a criação artística, dando títulos e/ou tecendo comentários sobre as obras expostas.


A ANACED é uma instituição Particular de Solidariedade Social que organiza anualmente actividades, com o objectivo de promover os artistas com deficiência e chamar a atenção dos responsáveis e público em geral para as capacidades e potencialidades destas pessoas, e assim promover a sua inclusão social.

 

A nível europeu, esta iniciativa insere-se nos objectivos da Estratégia para a Deficiência 2010-2020, «Compromisso renovado a favor de uma Europa sem barreiras», e ganha ainda maior pertinência pela recente ratificação formal pela União Europeia, em Janeiro último, da Convenção da ONU sobre os direitos dos deficientes, sendo a primeira vez que a União Europeia se torna parte de um tratado internacional de direitos humanos. A nível nacional, permite dar visibilidade à Estratégia Nacional para a Deficiência 2011-2013, aprovada pela Resolução de Conselho de Ministros nº 97/2010, de 14 de Dezembro, que define cinco grandes áreas de acção, configuradas em eixos estratégicos, dos quais se destaca o primeiro: «Deficiência e multi-discriminação».

 

Ingresso

 

Entrada livre.

 


Última actualização: 2011-05-17