recomendar este canal

Prémio Pritzker de Arquitetura

Prémio Pritzker
Prémio Pritzker
ver Links Links relacionados
Fundação Hyatt

Atribuição anual

A Fundação Hyatt atribui anualmente, desde 1979, o Prémio Pritzker de Arquitetura - muitas vezes referido como "Nobel da Arquitetura" - a um arquiteto vivo pela qualidade e excelência do seu trabalho e obra a nível internacional.

 

Objetivo

Processo de nomeação

Prémio

Cerimónia de entrega

Júri

Candidaturas

Curiosidades

Fonte oficial

 


 

Objetivo

 

O Prémio Pritzker de Arquitetura foi criado com o propósito de distinguir um arquiteto vivo pelo seu talento, qualidade da sua obra e o legado arquitetónico que deixa para a sociedade.

 


topo

Processo de nomeação

 

O Prémio pode ser entregue a qualquer candidato, independentemente da nacionalidade, etnia, crença religiosa ou ideologia. As candidaturas são aceites a nível internacional por parte de pessoas de diversas áreas que tenham conhecimento e interesse em avançar com grandes projetos de arquitetura.

 

O Diretor Executivo solicita constantemente indicações de anteriores laureados, arquitetos, académicos, críticos, políticos, profissionais envolvidos no mundo do empreendedorismo cultural, entre outros, com experiência e interesse no domínio da arquitetura.
 


topo

Prémio

 

Os vencedores do Prémio Pritzker de Arquitetura recebem um prémio monetário no valor $100.000, um certificado formal de citação e, desde 1987, um medalhão de bronze com desenhos de Louis Sullivan, famoso arquiteto de Chicago reconhecido como o pai dos arranha-céus

 


topo

Cerimónia de entrega

 

A Cerimónia de entrega do Prémio ocorre todos os anos, geralmente no mês de maio, em diferentes partes do mundo. Os locais escolhidos são edifícios com uma importância arquitetónica assinalável, quer pela sua importância histórica e cultural, quer pelo facto de muitas vezes os locais escolhidos servirem para recordar e homenagear antigos vencedores do Prémio Pritzker.

 

Na edição de 2014 o local escolhido para a cerimónia foi The Rijksmuseum, em Amesterdão, Holanda.


topo

Júri

 

O Júri é composto por um conjunto independente de peritos que varia entre cinco e nove membros. Os jurados mantêm-se por vários anos no painel para que seja possível manter-se um equilíbrio entre os novos e os antigos membros do júri, encarregues de escolher o vencedor.


Nenhum membro da família Pritzker ou observadores externos estão presentes durante as deliberações do Júri, que ocorrem geralmente durante os primeiros meses do ano civil. Os membros do Júri são profissionais reconhecidos nos suas áreas de especialidade desde a arquitetura e negócios, até à educação e cultura.

 

Júri (2014):

 

  • Lord Peter Palumbo, 2005-present (Presidente)
  • Alejandro Aravena, 2009-present
  • Stephen Breyer, 2012-present
  • Yung Ho Chang, 2012-present
  • Kristin Feireiss, 2013-present
  • Glenn Murcutt, 2010-present
  • Juhani Pallasmaa, 2009-present
  • Ratan N. Tata, 2013-present
  • Martha Thorne, 2005-present (Diretor Executivo)

 


topo

Candidaturas

 

As candidaturas são aceites até 1 de novembro de cada ano. São submetidas por e-mail endereçado ao Diretor Executivo com o nome do candidato e informações para contacto. As candidaturas que não resultem na adjudicação transitam automaticamente para o ano seguinte. As deliberações do Júri são anunciadas, normalmente, no início do ano civil e o vencedor na Primavera.

 


topo

Curiosidades

 

Na edição de 2016 o vencedor do Prémio Pritzker foi o chileno Alejandro Aravena.

 

Este prémio já distinguiu dois arquitetos portugueses em edições anteriores:

 

 


topo

Fonte oficial

 

Sítio Internet do Prémio Pritzker de Arquitectura [en]

Vencedores das edições anteriores [en]

Sítio Internet da Fundação Hyatt [en]

 


 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.