recomendar este canal

Concursos de recrutamento para o funcionalismo comunitário

Acção de formação prévia aos concursos para o funcionalismo comunitário
Acção de formação prévia aos concursos para o funcionalismo comunitário
ver Links Links relacionados
Acção de formação

15 de Abril de 2011, Instituto de Defesa Nacional, Calçada das Necessidades, Lisboa

A Direcção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros organizou, à imagem dos anos anteriores, uma acção de formação adequada à preparação para as provas de pré-selecção para os concursos de ingresso no funcionalismo comunitário, nos domínios da Administração Pública Europeia, Economia, Finanças, Direito, Auditoria e Estatística. O prazo para inscrição nos concursos EPSO/AD/206/11-AD5 e EPSO/AD/207/11-AD7 terminou no passado dia 15 de Abril.

 

Esta acção de formação teve lugar no dia 15 de Abril de 2011, no Instituto de Defesa Nacional, Calçada das Necessidades, 1399-017 Lisboa.

 

Destinatários

 

Cidadãos portugueses que se tenham candidatado a estes concursos e que tenham preenchido os requisitos exigidos.

 

Processo de selecção de funcionários da UE

 

A 16 de Março de 2010, o EPSO  lançou um novo processo de selecção de funcionários da União Europeia e uma nova metodologia na avaliação.

Os concursos passaram a ser constituídos por duas fases distintas:

 

  • 1.ª fase (eliminatória) de testes em linha, detinada a avaliar as competências dos candidatos, composta por quatro tipos de testes: raciocínio verbal, numérico, abstracto e julgamento situacional.

 

  • 2.ª fase, relacionada com matérias das áreas a que os candidatos se apresentaram, incidindo na análise pormenorizada de casos práticos distribuídos a grupos de seis a oito candidatos, permitindo ao júri avaliar a capacidade de liderança, o espírito de grupo e a capacidade de trabalho em equipa num ambiente multicultural e multilinguístico.

 


Última actualização: 2011-04-18