recomendar este canal

Volta às Capitais do Ano Europeu do Voluntariado 2011

Ano Europeu do Voluntariado 2011
Ano Europeu do Voluntariado 2011
ver Links Links relacionados
Semana de eventos temáticos

3 a 9 de Fevereiro de 2011, 12h - 20h, Fórum Picoas, Lisboa

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) participou na «Volta às Capitais» do Ano Europeu do Voluntariado 2011. Este evento teve lugar no Fórum Picoas, na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa.

 

A semana de 3 a 9 de Fevereiro de 2011 trouxe a Lisboa uma «mostra de voluntariado», que pretendeu ser um espaço atractivo onde se divulgaram as diferentes actividades de voluntariado. Tiveram lugar encontros, reuniões, debates, conferências e workshops, entre outras actividades. Durante o ano estão previstas «mostras de voluntariado» em vários distritos do país.

 

A sua realização foi uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Coordenação Nacional do AEV 2011.

 

Objectivos

 

O Conselho da União Europeia instituiu o ano de 2011 como o Ano Europeu das Actividades de Voluntariado Que Promovam Uma Cidadania Activa, abreviadamente Ano Europeu do Voluntariado (AEV 2011).

 

O Ano Europeu do Voluntariado 2011, sob o lema «Sê voluntário! Faz a diferença!», tem quatro objectivos principais:

  1. reduzir os obstáculos ao voluntariado na UE
  2. dar meios às organizações de voluntários e melhorar a qualidade do voluntariado
  3. recompensar e reconhecer o trabalho voluntário
  4. sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado


Para atingir estes objectivos, a Comissão incentiva o intercâmbio de boas práticas entre as autoridades dos Estados-Membros e as organizações de voluntários. É dada especial atenção à formação de voluntários, à acreditação e à garantia de qualidade e ao ajustamento eficaz e eficiente entre os voluntários potenciais e as oportunidades de colaboração. A Comissão incentiva novas iniciativas de redes à escala europeia para estimular os intercâmbios transfronteiras e as sinergias entre organizações de voluntários e outros sectores, nomeadamente as empresas.
Ao longo do Ano do Voluntariado em toda a União Europeia, destacam-se diversas actividades e projectos além da «Volta às Capitais», tais como:

 

  • Viagem AEV 2011: os voluntários visitarão países da UE durante um período de um ano, para apresentar o seu trabalho e contactar com os decisores políticos e o público em cada etapa da viagem
  • Rede AEV: 27 repórteres voluntários da rede vão seguir o trabalho de 54 organizações de voluntários e produzir relatórios áudio, vídeo e escritos a transmitir pelos meios de comunicação; no final do ano, a súmula dos relatórios será compilada num documentário de qualidade para transmissão sobre o ano europeu e a viagem.


Contactos do AEV 2011

 

Fernanda Freitas, Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado
E-mail: Fernanda.L.Freitas@seg-social.pt


Elza Chambel, Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (NCB)

E-mail: Elza.M.Chambel@seg-social.pt

 

Av. Marquês de Tomar, nº 21 - 7º andar
1050-153 Lisboa
Tel: +351 217 926 218
Fax: +351 217 926 397

 

Saiba mais...

 

Voluntariado

Anos Europeus

 


Última actualização: 2011-02-11