recomendar este canal

Prémio Fundação Mário Soares-Fundação EDP

Prémio Fundação Mário Soares-Fundação EDP
Prémio Fundação Mário Soares-Fundação EDP
ver Links Links relacionados
Fundação Mário Soares, Fundação EDP

Atribuição anual

O Prémio Fundação Mário Soares-Fundação EDP é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação no âmbito da história de Portugal do século XX.

 

Objetivo

Destinatários

Critérios de seleção

Candidaturas

Prémio

Fonte oficial

 


 

Objetivo

 

Incentivar o desenvolvimento de trabalhos de investigação sobre a história contemporânea de Portugal. Incluem-se na área temática objeto do prémio, igualmente, os trabalhos oriundos das diversas disciplinas das ciências sociais que tenham por finalidade contribuir para o estudo da realidade histórica portuguesa do século XX.

 


topo

Destinatários

 

Podem concorrer autores nacionais ou estrangeiros até aos 35 anos de idade, concluídos até ao termo do prazo para apresentação dos trabalhos. Cada concorrente apenas poderá apresentar um trabalho.

 

Também são admitidos trabalhos de autoria coletiva, desde que todos os autores se encontrem nas condições supracitadas.

 


topo

Condições de selecção

 

O Júri procederá à apreciação dos trabalhos admitidos a concurso, classificando-os por ordem da respetiva qualidade. A classificação a que se refere o número anterior atenderá à originalidade e à qualidade científica dos trabalhos, à natureza das fontes, bem como à metodologia do seu tratamento e às capacidades expositivas dos autores.

 


topo

Candidaturas

 

Os trabalhos concorrentes, datilografados a dois espaços, deverão ser apresentados em quatro exemplares (um original e três cópias) e entregues na Fundação, ou remetidos por correio.
 
Conjuntamente, e em sobrescrito fechado devidamente identificado, deverão ser enviados a declaração referida, o currículo pessoal e científico, a morada e outros meios de contacto do concorrente ou, se o trabalho for de autoria coletiva, de cada um dos concorrentes.

Os originais dos trabalhos, as cópias e o sobrescrito contendo a declaração e a identificação do autor ou autores deverão, no prazo indicado, dar entrada na sede da Fundação: Rua de São Bento, n.º 176 1200-821 Lisboa, dentro de um único envelope com a menção Prémio Fundação Mário Soares.
 

Prémio

 

O Prémio Fundação Mário Soares-Fundação EDP é constituído por uma quantia em dinheiro, de 5.000 euros.
 
O Júri atribuirá o Prémio ao primeiro classificado e uma Menção Honrosa ao segundo classificado. Os seus nomes e os títulos dos trabalhos premiados serão publicamente divulgados.
 
A entrega do Prémio e da Menção Honrosa aos autores premiados terá lugar em cerimónia pública a realizar no prazo de trinta dias após a divulgação da decisão do Júri.

 


topo

Fonte oficial

 

Regulamento do concurso Fundação Mário Soares

Sítio da Fundação Mário Soares

 


 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Prémio Fundação Mário Soares é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da história de Portugal do século XX.