recomendar este canal

Art Nouveau na Roménia

Art Nouveau na Roménia
Art Nouveau na Roménia
ver Links Links relacionados
Exposição fotográfica de arquitectura

4 a 31 de Janeiro de 2011, 10 - 18h (segunda a sexta), CIEJD, Palacete do Relógio, Cais do Sodré

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) acolheu, nas suas instalações, a exposição fotográfica de arquitectura «Art Nouveau na Roménia», promovida pelo Instituto Cultural Romeno.

 

Dedicada ao primeiro estilo modernista da arte, e sobretudo da arquitectura mundial, a exposição conteve fotografias de obras representativas para os três modos diferentes de desenvolvimento do estilo, em função dos posicionamentos regionais específicos e das disponibilidades sociais, culturais e políticas (Banat, Transilvânia e Bucovina, respectivamente a Valáquia e Moldávia). Foram apresentadas obras dos arquitectos vienenses Otto Wagner, Ödön Lechner, Dezo Jakab e Marcell Komor, realizadas em Oradea, Arad, Târgu Mureş, bem como edifícios célebres projectados por Ion Mincu, Anghel Saligni, Petre Antonescu, Daniel Renard, entre outros.

 

A exposição foi inaugurada no dia 13 de Janeiro de 2011, por ocasião do Dia da Cultura Romena, e esteve patente no átrio do CIEJD até dia 31 de Janeiro de 2011.

 

«Art Nouveau na Roménia» já esteve também em exibição no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal e no Museu da Água - Reservatório da Mãe d'Água.

 


Última actualização: 2011-02-07