recomendar este canal

Editorial

Novembro de 2010

Caro utilizador,

Quase a terminar o ano, é com muita satisfação que lhe apresento nesta newsletter, a nova arrumação do portal eurocid.pt, que tenho a certeza se tornará a sua referência em assuntos europeus daqui em diante. Estando ainda em desenvolvimento nas próximas semanas, é um portal de informação rico, em língua portuguesa onde é possível localizar, a par de toda a actualidade europeia, conteúdos de formação para públicos diferenciados, documentos da história da integração europeia portuguesa, incluindo um repositório histórico de que nos orgulhamos.

 

Apesar de não termos a possibilidade de optar por alguma evolução tecnológica que permitiria oferecer uma página inicial mais amigável, refrescámos o visual e trabalhámos a sua organização de forma a definir um desenho mais lógico e maior funcionalidade.

 

O conteúdo do site “Aprender Europa”, no ar desde 2004 e amplamente “explorado” pela  comunidade escolar, com a sua oferta específica - sala do aluno e sala do professor - é agora um canal do portal eurocid.pt em desenvolvimento, valorizando claramente a sua oferta.

 

Trago-lhe ainda outras propostas. Convido-o a conhecer o sítio A sua voz na Europa que num acesso único possibilita que cada pessoa dê a sua opinião sobre as políticas da UE, participe em debates através de blogues e redes sociais e possa colocar as suas questões directamente aos responsáveis europeus. Encontra todas as informações no Canal Oportunidades.

 

Sabia que a sua autarquia pode ser vencedora do Prémio europeu do Conselho da Europa, Organização a que Portugal pertence desde 1976? Este prémio é atribuído às autoridades locais e regionais pelas suas actividades na promoção dos ideais europeus. Encoraje a sua autarquia a concorrer. Veja como no canal Oportunidades.

 

Muito se tem falado e escrito sobre o papel da União Europeia no mundo, da importância da afirmação dos seus valores e princípios mas também sobre a forma como interage com o resto do mundo, a nível global. A sugestão de leitura que a Biblioteca lhe apresenta, através da publicação "The EU in the world – a statistical portrait", é uma excelente oportunidade para que possa ter um quadro mais claro a partir de um conjunto de indicadores seleccionados que lhe traçam um retrato estatístico de alguns dos mais importantes desafios globais que a Europa enfrenta. Para melhor o servir a Biblioteca CIEJD disponibiliza-o on-line.

 

Aproveite para passar os olhos pelos últimos registos da base de dados, onde encontra certamente imensas publicações do seu interesse, como o Relatório anual 2010 sobre a evolução do fenómeno da droga na Europa e das medidas que estão a ser tomadas para o enfrentar, acessível em linha, publicado pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, uma Agência Europeia sedeada em Lisboa, junto do Centro Jacques Delors.

 

Dentro de dias estaremos da FIL, a participar no Euroskills 2010, no stand da União Europeia, onde marcamos encontro consigo. Lá estaremos com imenso gosto para o receber e conversar um pouco mais sobre a nossa Europa.

 

A terminar, caro utilizador, peço que colabore connosco preenchendo o questionário de satisfação. É muito rápido e para nós é fundamental contar com a sua opinião.

 

A Directora

Clotilde Camara Pestana